terça-feira, 22 de maio de 2007

As Cachenas

Há dias, num momento de boa disposição, apelidei alguém de "cacheno". Perante o espanto de quem ouviu, tive de explicar muito bem que era um termo muito popular na minha terra, para designar alguém de manhoso, matreiro, sagaz, ruim...
Depois fiquei a meditar sobre o assunto e relembrei os contornos desta terminologia.

As cachenas (pronuncia-se "catchena") são uma raça de gado bovino originária da Serra da Peneda e zona contígua da Galiza que tem resistido a todos os avanços da tecnologia ao longo dos séculos.
São animais muito rústicos, de porte pequeno mas muito resistentes, capazes de sobreviver em situações de grande adversidade. A sua versatilidade tem sido a principal garantia de sobrevivência perante a invasão de raças mais produtivas em leite e carne mas perfeitamente inadaptadas ao meio.
A raça ainda perdura graças ao esforço desenvolvido por um pequeno número de resistentes e tenazes agricultores mas corre o risco de desaparecer, à semelhança de outras artes desenvolvidas pelas populações serranas.
Para a posteridade ficarão os "catchenos" urbanos...

Foto Internet

5 comentários:

Noz Moscada disse...

olá
passa pelo meu blog.
www.salsa-e-coentros.blogspot.com, deixei-te um meme.
beijos

saloia disse...

hihi

Conheço clara mas não conhecia o nome nem a outra designação!

Mary

Anónimo disse...

Tenho uma amiga que nasceu por esses lados, quando veio estudar para a UE muitas vezes utilizava essa terminologia. Esses animais são lindos, digo os catchenos (genuinos) os urbanos não tanto

Moura ao Luar disse...

Há expressões realmente engraçadas

Anónimo disse...

em baixo bonita fotografia dos meus bisa-avos,uma lembrança a nao que nao se pode estragar.
Sobretudo quando conheçi a minha bisa-avo.