quarta-feira, 7 de junho de 2023

Trilho dos Pescadores (I Parte)

(Etapa 1) Porto Côvo/São Torpes/Porto Côvo


22 de Maio de 2023
Início 07:20
Final 11:50

Por razões que me transcenderam, só agora se tornou possível deixar aqui o relato da minha aventura por terras alentejanas.
Como referi no post anterior, o Trilho dos Pescadores é um percurso que faz parte da Rota Vicentina. Esta, por sua vez, engloba um conjunto de percursos lineares e circulares cuja descrição está perfeitamente desenvolvida no site facilmente referenciado.
Importa referir que vale a pena gastar algum tempo a pesquisar informação sobre medidas a adoptar e equipamentos mais adequados.
Por razões logísticas optei por fazer esta primeira etapa nos dois sentidos, uma vez que se trata de uma etapa mais curta (são apenas 10 quilómetros).
Cheguei a Porto Côvo no dia 21 de Maio (domingo) onde tinha reservado alojamento e no dia seguinte iniciei a caminhada.
Tomei o pequeno almoço no Café “A Cantarinha”, uma farta torrada de pão regional com um fiozinho de azeite e um galão. Bem clássico.
A minha grande expectativa era ver os estendais de peixe a secar ao vento e ao sol, como é referido no site da Rota Vicentina, mas não tive sorte. Ou o tempo não estava propício ou é uma atividade mais sazonal…
De todos os modos foi uma caminhada agradável, a bordejar as falésias ou pelos extensos areais por onde se pode caminhar tranquilamente e assim evitar o sempre fastidioso alcatrão.
Após o regenerador duche fui almoçar ao Zé Inácio, para mim o melhor restaurante de Porto Côvo.
O alojamento previamente reservado correspondeu ao que era esperado.

Sem comentários: