terça-feira, 14 de agosto de 2007

Luar de Agosto


Não há luar como o de Agosto.
A sua observação transporta-me ao meu pequeno mundo da infância e da juventude, das noites vividas a regar o milho, a água fria a rumorejar sob os meus pés descalços em cascatas delicadas, o cheiro a feno, o coaxar dos sapos e das rãs, o matinal animar das lides sazonais...
Era tempo de uma intensa actividade agrícola, quais formigas a encher o celeiro para consumir no Inverno.
Pela calma da tarde demandávamos o fresco ribeiro para nos refrescarmos nas suas gélidas e escassas águas, tão límpidas que se podiam observar as trutas que calmamente se divertiam à caça dos incautos insectos que pousavam à superfície dos pequenos charcos, tão puras e frescas que se podia beber sem a mínima repulsa.
O Rio Pequeno no Verão não era propriamente um rio. Os mananciais que o alimentavam eram desviados para a rega das culturas e poucos eram os moinhos que podiam laborar pela escassez da força motriz que alimentava o girar constante dos rodízios. Por isso podíamos deambular à vontade por entre fetos e penedos, vasculhar todos os recantos, descobrir todos os seus segredos.
Muitas das actividades eram desenvolvidas ao luar que era lindo e ao mesmo tempo tenebroso. As sombras adquiriam formas fantasmagóricas e até o ruído dos nossos próprios passos nos fazia sentir um calafrio na espinha ou eriçar os cabelos.
Por fim, sorrateiramente, despontava a aurora e sossegavam os nossos espíritos inquietos...


Foto Internet

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Mano!!
Quando era pequena sempre ouvia dizer que..."O Luar de Janeiro não tem parceiro, mas o de Agosto lhe dá no rosto"...e que "Agosto é mês de desgosto" Eu tenho antipatia pelo mês de Agosto... não me perguntem porquê...mas gosto do Luar...:-)
Beijos com saudades.

redonda disse...

Gostei desta descrição de Agosto. Quando olho para trás o que me lembro mais é do Verão durar mais tempo :)

saloia disse...

Ela parece que está assentada nos montes lá em Paredes em Agosto. E gordinha que ela está e laranja.

beijinho
bom fim de semana!
Mary

Ivy disse...

Olá amigo. Acho que nunca prestei atenção ao luar de agosto... Não me lembro. Até porque, agosto aqui ainda é inverno e acabamos por nos acomodar em casa... Mas adorei teu post, como sempre cheio de sentimentos e descrições maravilhosas. Um grande abraço e o desejo de um ótimo final de semana.