quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Gastronomias II

ali me referi a um prato típico de Monção, muito apreciado por quem gosta, e eu sou um dos seus apreciadores. É o cabrito, anho ou reixelo à moda da terra. E também lá plasmei o epíteto porque é conhecido cá no burgo, para o qual existem diversas explicações, qualquer delas capaz de satisfazer a curiosidade de quem quiser saber a razão de tal reputação.
Agora foi dada a conhecer publicamente, pela voz do Presidente da Autarquia, a intenção de se proceder à certificação da "Foda à Monção",  para "evitar que não haja uma delapidação" desse património gastronómico concelhio. E parece que a intenção é certificar esse prato típico assim mesmo, tal como é anunciado nos cardápios dos restaurantes locais.
Sinceramente acho a ideia de muito mau gosto. Não a certificação mas a designação. Foda é um vulgarismo que significa relação sexual, cópula ou ainda coisa desagradável ou insuportável e na verdade um prato de cabrito à moda de Monção não será nada disso, a menos que as suas virtualidades sejam tão corrompidas que os potenciais consumidores acabem os seus repastos com a expressão: - Mas que grande foda!

1 comentário:

ventor disse...

Pois será mesmo grande se um dia eu fôr lixado com um grande "F".
Espero que o cabrito não tenha passado por Manica!
um abraço,