sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Dona Banca

Maria Branca dos Santos, conhecida por Dona Branca, era uma lisboeta de origens humildes e de escassa formação académica mas muito "esperta" para os negócios. A sua habilidade inata para gerir dinheiro levou-a a construir um império financeiro nunca visto utilizando o esquema conhecido por "pirâmide", julgo que semelhante ao que actualmente se chama "bolha". Na década de 80 do século passado a sua popularidade, que lhe valeu a alcunha de "Banqueira do Povo", varreu o País de lés a lés e a sua engenharia financeira foi uma autêntica mina para quem lhe confiou as suas poupanças, chegando a fazer tremer todo o sistema bancário nacional.
Só que quando as coisas são construídas num alicerce frágil mais cedo ou mais tarde hão-de colapsar. E o império da Dona Branca colapsou não só porque na verdade estava sustentado numa organização de legalidade duvidosa mas também porque se rodeou de pessoas que se movimentavam no submundo do crime e, de forma decisiva, devido ao pânico dos investidores.
Foi usando este termo de comparação que Campos e Cunha, o primeiro ministro das finanças do consulado socrático, se referiu recentemente ao comportamento do Estado nos últimos dez anos. E comparou o momento actual do país a "um carro desgovernado, com os pneus carecas, a duzentos à hora numa auto-estrada".
Se algumas dúvidas ainda subsistissem elas estariam agora dissolvidas. Melhor do que isto só com bonecos animados. Mas parece que ainda há quem não acredite...

3 comentários:

ventor@sapo.pt disse...

Esse conseguiu saltar fora do carro em andamento e, cá para mim, topei-os logo. As mentiras têm sido tantas que só cegos e surdos não se apercebem. Os cegos ainda podem ouvir as babuseiras das aldrabices desses tipos ditos políticos, os surdos podem ver os narizes dos gajos, os tais pinóquios. Mas parece-me que fecham os olhos ou fazem orelhas moucas!

SOD, o Pérfido disse...

O esquema em pirâmide funciona bem enquanto a base for alargando. E como o alargamento é sempre limitado... O do Madoff tinha outro nome: «Ponzi scheme». O nível era outro...

Ivy disse...

Nossa! Se a intenção do ministro era assustar, com palavras assim deve ter conseguido...