domingo, 6 de março de 2011

Um Cheirinho de Abril

A música é muito poderosa. Ela tem sido o primeiro sinal de revolta contra a tirania e a opressão dos povos em todos os quadrantes do globo, porque a cantar também se dizem coisas sérias e, mais do que isso, desperta-se na consciência das pessoas uma força que parecia não existir. Ninguém da minha geração pode ter esquecido as músicas de intervenção que passavam em todas as rádios e nos canais de televisão após a revolução de 25 de Abril de 1975, já que entes não tinham grande "visibilidade".
Jamais esquecerei a peça de teatro que o grupo tripeiro Seiva Trupe levou ao Regimento de Infantaria n.º 6 e o final apoteótico com a canção "Somos Livres", a qual atingiu um nível de popularidade invulgar chegando a ser cantada nos trabalhos do campo como se se tratasse de um ancestral número de folclore...
Depois voltamos ao rame-rame do costume.
Agora que o "€stado de graça" acabou voltamos a ouvir, através da música, os sinais de descontentamento, alguns mais sérios, outros mais cómicos mas não menos indiciadores do desânimo que aflige o nosso povo.
E enquanto alguns cederam ao "cerco" censório que lhe foi montado (o caso dos Xutos e Pontapés e do "senhor engenheiro"), outros aí andam a abanar as consciência como é o caso de Paco Bandeira com a sua "cancão proibida" ou os Deolinda e a sua "parva que eu sou".
Agora foram os Homens da Luta que o voto popular (sim porque os experts elegeram um "fadinho") alcandorou no primeiro lugar do festival da canção da Radiotelevisão Portuguesa, o que lhes permite representar Portugal na farsa chamada Eurofestival ou Festival Eurovisão da Canção, a realizar na Alemanha.
E aquilo que para alguns poderá ser uma brincadeira pode tornar-se um caso sério e a ter muito em conta, sendo que já foi visível algum "desconforto" no final do espectáculo realizado ontem à noite.
Sabemos que não vão ganhar mas que vai ser uma grande reinação, isso vai. As consequências vê-las-hemos mais tarde.

5 comentários:

redonda disse...

Não sabia qual era e acabei mesmo agora de a ouvir através de outro blogue. Como se escreveu lá, o último lugar já ninguém nos tira :)

francisco disse...

por acaso a dita "intervenção" é fraquita, mas tendo sido aplaudida como foi vale pelo significado.

Barba azul disse...

Ainda se tivesse sido escolhida pela contestação...Mas estou convencido que foi escolhida pela risibilidade da situação, "pró pagode".

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia.

Estou lhe seguindo e voltarei depois, para ler com mais calma.

Um grande abraço.
Maria Auxiliadora (Amapola)

TheOldMan disse...

Então, Boaventura?

Espero que não tenhas adoecido.

Abraço

;-)