domingo, 21 de fevereiro de 2010

Estado de Choque

Havia um ditado antigo que dizia: só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja. Ocorre-me este anexim popular a propósito das notícias que nos têm chegado da Madeira e que deixou o País em estado de choque. A verdade é que estamos permanentemente a ser surpreendidos pela ocorrência de catástrofes naturais que, bem vistas as coisas, não constituem qualquer novidade.
Alguns anos atrás alguns instantes de chuva intensa provocaram o caos em muitas zonas do Continente. A esse propósito alinhavei aqui alguns comentários que permanecem perfeitamente actuais. É perfeitamente visível, sem necessidade de lupa, mesmo para aqueles que enfermam de algumas limitações ópticas, que se têm cometido imensos atentados ambientais, com alterações nos solos que afectam a sua permeabilidade e consequente consolidação, com o "encarceramento" dos cursos de água, quantas vezes enfiados em aquedutos com a capacidade mínima para escoar as águas que por ali escorrem normalmente mas extremamente exíguos para deixar passar uma enxurrada que arraste lama, pedras plásticos, matéria lenhosa e toda a sorte de dejectos que se acumulam ao longo do seu curso.
Indiferentes aos "avisos" da natureza, continua-se a colocar os interesses económicos à frente do que devia ser um planeamento e ordenamento territorial que respeitasse todos os aspectos mas com prevalência para os ambientais.
Assim não é difícil vaticinar a ocorrência futura de catástrofes idênticas ou piores da que ocorreu na Ilha.
Com todo o respeito pelas vítimas e pelos seus familiares, a quem endereço os meus sentidos pêsames, acho que, passada a tormenta, é tempo de reflectir sobre as causas, as consequências e fazer algo para que não continuemos a ser surpreendidos por fenómenos que são tão antigos quanto o é a humanidade.

3 comentários:

Ivy disse...

Olha amigo, é difícil até mesmo nos pronunciarmos sobre catástrofes como esta, que vem ocorrendo em tantos cantos do mundo... Como dizes, são acontecimentos que sempre existiram,mas que sempre nos deixam angustiados!

Um abraço

M: Caldas disse...

Claro que devia haver muito mais cuidado, contudo, as forças da natureza nunca ninguém as venceu, já dizia o António Gedeão.

Brito Ribeiro disse...

Vale a pena ver esta reportagem da RTP2 sobre a Madeira em 2008.

http://www.youtube.com/watch?v=aTf0h3nobAs