domingo, 29 de agosto de 2010

O Convento de Ganfei

Outra das jóias arquitectónicas do Vale do Minho é o Convento de Ganfei, próximo de Valença do Minho, mas também aqui o património histórico não se encontra bem tratado, tanto pelos organismos oficiais como pelos proprietários.
A fundação do mosteiro consta que se reporta ao período visigótico e, uma inscrição no claustro refere que foi destruído no ano 1000 pelo chefe árabe Almançor, sendo reconstruído em 1018 por um cavaleiro francês de nome Ganfried ou Ganfei, que se tornou um santo, de cujo nome derivam as designações da localidade e do próprio mosteiro
As novas fachada e capela-mor datam de obras realizadas no Século XVIII, mantendo o restante da traça românica.

3 comentários:

Ventor disse...

Temos tanta coisa linda perdida pelos matos da vida, muitas das quais abandonadas ou em semi-abandono; quantas vezes por desleixo.
Quando caminho pelas terras deste país e vejo essas belezas só penso como gostaria de conhecer a sua história ou, pelo menos, saber os motivos que levou essas tais "coisas" a aparecerem neste belo mundo que permanece auspicioso sob o tecto do meu amigo Apolo.
Mas o tempo não chega para nada! Fizeste bem em colocar aqui e dares um cheirinho sobre o Convento de Ganfei.
Um abraço,

valmor43 disse...

Parabéns pelo trabalho realizado pela minha terra, pois bem o merece, porque tem muita história, e é a terra do primeiro santo português, S. TEOTÓNIO.
OBRIGADO
Valdemar Moreira

Dylan disse...

Teve mais sorte do que eu que lá passei neste verão mas não pude entrar. Visto da Estrada Nacional tem um aspecto desolador.