sábado, 11 de dezembro de 2010

O Coronel

Tive hoje acesso a uma excerto da gala da TVI de 09 do corrente mês em que actua Pedro Abrunhosa envergando um dólmen que faz parte da farda de gala de um coronel de cavalaria da GNR. É uma peça de vestuário emblemática apesar de, por vezes, incómoda e um dos poucos símbolos da "velha" Guarda que ainda não sofreu depreciação.
Não critico a atitude do cantor. Só lamento a anuência, para tal, do titular daquela peça de vestuário que, com esse gesto, revela que também nas cúpulas da hierarquia existem alguns stronzos.

4 comentários:

Manuel Caldas disse...

Em parte concordo. Agora falta saber se o legítimo proprietário do dólmen o deu ou emprestou. É que pode dar-se o caso de já ter falecido e serem os seus herdeiros a dar ou emprestar tal peça de fardamento. Todos sabemos que os familiares dos militares não dão o devido valor ao fardamento, medalhas e outros símbolos. Já tenho visto condecorações e medalhas de uso militar à venda nas feiras de antiguidades. Custa-me a acreditar que o Coronel a quem pertence, estando vivo e no seu juízo perfeito, permitisse que o Pedro Abrunhosa usasse o seu dolmén. Talvez outros o tenham permitido por si...

Tito disse...

Também vi e não gostei. não se esperaria outra coisa. Não respeita valores. Quem emprestou ou deu, o próprio ou familiares, e a própria TVI não deveriam ter permitido tal coisa. É o país que temos. Há muitos anos atrás ninguém oussaria uma coisa destas

Ventor disse...

E não podia ser parte do espólio de um trage teatral, cinematal, de um baú dos tempos do Aniki Bóbó (é assim que se chama)?
Neste mundo tudo é possível. Eu, por princípio ou teimosia, a esse cantor ou a outro, não lhe emprestaria a mnha velha farda toda rota! Nem sequer a águia!
Mas também nada nos garante que o próprio Abrunhosa não tenha lá uma farda de um avô da GNR ou a comprasse nas cassas das fardas e, porque não no Prego? Já li por aí algures que esta malta quer acabar com a GNR! Oh, Eira-Velha, nesta altura do campeonato, tudo é possível! Não ouviste o Putin, o Primeiro Ministro Russo, a cantar imitando o Luis Armstrong? Eu não levei nada a mal e, até penso que Sócrates, o nosso, também devia dedicar-se a isso de vez em quando. Animava-lhe a alma e, durante alguns minutos, deixaria de mentir a fazer promessas.
Um abraço,

José Nogueira disse...

Trabalhei na Sociedade Cooperativa dos Oficiais da Guarnição do Porto, mais tarde, e após o 25 de Abril de 74,passou a chamar-se Cooperativa Militar do Porto, para não desrespeitar os sócios especiais que eram os sargentos,e era sócio da dita Cooperativa um tal sr. Coronel Abrunhosa,que mal conheci, pois quem lá ia fazer as compras, eram duas irmãs do dito sr.Coronel, casado com uma senhora muito linda, com o cabelo muito loiro! Será que o Pedro é filho desse casal! Daquilo que recordo do sr. Coronel, é que era uma pessoa super educada, tal como a sua esposa!Trabalhei lá, entre outubro de 1964, até outubro de 1983, data em que despedi para trabalhar por conta própria!