quinta-feira, 29 de março de 2007

Orgulho Português

Não gosto de me imiscuir em coisas que têm a ver com política. Trauma da juventude por não ter aderido a conceitos radicais que nunca se enquadraram na minha formação moral, já que a académica era praticamente irrelevante. Mas dói-me o coração verificar que alguém, de outro mundo, constata aquilo que nós temos bem visível mas que parece não querermos ver...
Mais uma vez os sinais de alarme vêm do exterior.
Quem se sentir habilitado que conteste as afirmações deste senhor que, com a habitual frieza britânica vem demonstrar aquilo que toda a gente vê e discute mas que não se vislumbra qualquer réstea de vontade para alterar.
"Portugal continua entre os países da UE onde a distribuição da riqueza é mais desigual (...). O grupo social mais rico aufere seis vezes e meia mais do que o mais pobre. Uns vivem muito bem e outros no limiar da pobreza".
De nada serve assobiar para o ar e fazer de conta que não é connosco. A deficiente qualificação técnica é uma das causas apontadas mas não será por aqui... Veja-se o drama dos jovens com formação superior.
Depois de terem elegido Salazar como o maior português de sempre, a divulgação de estudos desta natureza faz com que o nosso orgulho nacional fique, certamente, um pouco abalado...

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que o nosso orgulho nacional agora apenas se baseia nos resultados de conseguidos pelos jogadores (bola...bola) e o resto pouco importa, enquanto não pensar-mos de maneira difrente vai continuar tudo na mesma.

Rubia disse...

Relativamente ao concurzeco (ver blog do Funes), penso q dizer q OS PORTUGUESES elegeram esse fdp (perdoe-me, caro EV... mas nestes casos, n tenho meias-palavras), a RTP teve mta pretensão... Uma maioria de uma pequena parte de portugueses q quiseram submeterem-se a este concurso sem fundamento é q o elegeram... mais nada.Agora, tb sei e constato q mtos portugueses ainda n sairam dessa cultura miserabilista q consiste em pensar q este cabrão do Salazar até n era assim tão mau nesta altura.
Mas mesmo assim, n aprovando o dito concurso, n deixei de ficar mal disposta e desiludida. E sabe q mais? em relação ao resto da sua analise e pa findar o assunto da "eleição" de Salazar, este povo só tem o q merece. E digo mais, nao merece é a ajuda e os fundos estruturais q a Europa lhe concede. É um país q n se mostra nem digno, nem merecedor de tal esforço.
(n liue mto à minha má-disposição... isso passa-me)

Eira-Velha disse...

eheh... e nós???