sexta-feira, 23 de março de 2007

O Ouropeso

Planta liliácea. Ademais de ouropeso tamén se coñece
como ouropesa, ouropez, lencia, granda, velorta,
abórtigas, corciana..., e en castelán como “purga de los pobres”,
pois en cocemento é moi apreciada parapurgar tanto a animais
como a persoas.O nome débello á crenza de que vale tanto
ouro como pesa, pois é moi boa para innumerables aplicacións
mediciñais.
Para mim, é uma planta com uma magia extraordinária. O meu primeiro contacto com ela foi em menino, na companhia de meu Pai, que procurava na natureza a cura para os males que o afligiam.


Embrenhávamo-nos nos pinhais, para os lados da Pegada, e meu Pai pesquisava, no meio do tojo e da imensa caruma, as pequenas folhas douradas que recolhia com cuidado e guardava numa bolsa de tecido. Eu colaborava na recolha mas nem sempre acertava na planta certa, pois havia muitas parecidas e só o poder de observação e experiência, atributos que em mim escasseavam, permitiam distinguir as verdadeiras das falsas.



A sua designação comum é Craveiro-do-monte, Cravo-do-monte ou Ouropeso. Segundo Vandelli, pertence à espécie Simethis mattiazzi, ordem Liliales, família Asphodelaceae, classe Liliatae (Monocotyledoneae), subclasse Liliidae, divisão Spermatophyta, subdivisão Magnoliophytina (Angiospermae).


Muito embora se refira que possui imensas propriedades medicinais, as nossas conhecidas relacionavam-se apenas com as purgativas. Ministrava-se em infusão para desembaraçar os intestinos e libertá-los do que era nocivo.
Contudo, o resultado nem sempre seria o desejado. Contava-se, em surdina, que uma viúva lá do lugar tinha ido à procura da planta milagrosa para preparar uma limpeza intestinal ao marido que estava de cama sem “obrar” havia muito tempo. O chá que ela lhe ministrou foi de tal ordem que se acabaram de vez as maleitas do desditoso homem… diziam as más línguas, em jeito de galhofa, que fora o “desempate”. Para mim não foi mais do que um acto de amor que apenas não produziu o resultado desejado, ou talvez sim…

3 comentários:

saloia disse...

:)

José Antunes disse...

Já não me lembro bem se é a planta que na minha terra chamam de abrótegas. Ha anos que não vejo essa planta e tenho dúvidas, mas vou confirmar com gente que nunca esquece (minha mãe, por exemplo!). Abraço e é sempre um prazer ir lendo as tuas crónicas neste-mundo-que-do-outro-nada-se-sabe!

Antunes

Eira-Velha disse...

Poderá ser porque, como dizem os meus vizinhos galegos, ali também se chama "abórtiga".
Mas as "minhas" abrótegas, e tamém dos meus vizinhos, são estas: http://www.novasgz.com/pdf/arevista44.pdf...
Só mesmo vendo e comparando :)