sábado, 4 de julho de 2009

Raly Sprint (quê?)

Com o alto patrocínio das Câmaras Municipais de Monção e Melgaço, vai realizar-se a 18 de Julho um evento automobilístico designado "Raly Sprint Alvarinho".
Nada me move contra estes eventos mas o local para esta realização é que não me parece nada adequado.
Como se pode verificar no prospecto do programa, o percurso inicia-se junto da escola primária de Riba de Mouro, uma infraestrutura que se encontra encerrada por causa das novas políticas educacionais, desenvolve-se numa primeira fase, em jeito de aquecimento, até ao Monte do Santo e dali, em competição, até Bogalheiras .
O que certamente muita gente desconhece é que o itinerário assenta num antigo caminho florestal que rasgou a serra de Riba de Mouro até ao Batateiro, passando por Cavenca, Santo António de Val de Poldros e Aveleira e pelo caminho é fácil encontrar pessoase animaisDepois dos malfadados "birabentos", só faltava mais esta "novidade" para estragar o sossego e a harmonia das "minhas montanhas lindas".
E a designação "Alvarinho" será a propósito de quê?

4 comentários:

Brito Ribeiro disse...

Lá se vai o sossego para essa zona que eu tanto aprecio. Há poucas semanas estive no Batateiro, junto ao dolmén e a tranquilidade da paisagem era impressionante.
Abraço

francisco disse...

Mas esses ralis não costumam decorrer em torno de uma mesa?

;)

Ricardo Magalhães disse...

O rali é uma vez no ano... 1 em 365 dias...
Promover a região também ajuda os que lá vivem e o desenvolvimento da mesma.
Com todo o respeito pela nossa mãe Natureza,

Eira-Velha disse...

Caro Ricardo, os que lá vivem dispensam, e muito bem, esse tipo de ajudas. Há, seguramente, outro tipo de eventos que podem acrescentar valor à região sem desvirtuar ou prejudicar o ambiente, como é o caso dos desportos motorizados. E até me parece que o tal rali não se voltou a repetir, suponho eu que por ter redundado num completo fracasso (ao que me consta só concorreram cerca de uma dezena de "aceleras" galegos e dois ou três do lado de cá da fronteira.
Ainda bem.
E a marca "Alvarinho" também não pode ser usada para servir de cartaz para qualquer coisa. Se não qualquer dia tínhamos as "Festas de Santo António de Val-de-Poldros e Alvarinho", Senhora da Peneda e Alvarinho", "S. Bento da Porta Aberta e Alvarinho", etc, etc, etc.