terça-feira, 15 de abril de 2008

Mãos Firmes...

"Capitán, mande firmes. Digan conmigo: Viva España y Viva el Rey", fue la primera orden dada ayer por la primera ministra de Defensa de la historia española, Carme Chacón, al tomar posesión de su cargo al frente de las Fuerzas Armadas.
http://www.farodevigo.es/secciones/noticia.jsp?pRef=2008041500_6_216362__ESPANA-Chacon-designa-pontevedres-Constantino-Mendez-numero-Defensa
"Capitão, mãos firmes. Digam comigo: Viva Espanha e Viva o Rei". Foi esta a primeira ordem da ministra da Defesa espanhola, Carme Chacón, ao passar a revista às tropas.
http://dn.sapo.pt/2008/04/15/internacional/ministra_defesa_e_vedeta_nova_equipa.html
A tradução pouco importa. Também não é importante a forma como os jornalistas de um e do outro lado da fronteira de referem às Forças Armadas.
O que se pretende realçar é o facto de uma advogada de 37 anos de idade, prenhe de sete meses, ser nomeada Ministra da Defesa e, consequentemente, lider das Forças Armadas de uma das maiores potências da Europa e, quiçá, do mundo.
Carme Chacón é licenciada en Direito pela Universidad de Barcelona. Realizou estudos de posgraduação em Osgoode Hall Law School (Toronto, Canadá), na Universidade de Kingston e na Universidade Laval de Montreal, foi professora de Direito Constitucional na Universidad de Gerona e é Secretária da Educacão, Cultura e Investigacão da Comissão Executiva Federal do PSOE, tornando-se assim, não só na primeira mulher a ocupar aquela pasta, mas também a primeira mulher grávida a integrar o governo Espanhol.
E ninguém diga que o Senhor Zapatero não tem bom gosto. Estou convencido que o moral dos Militares do país vizinho vai aumentar substancialmente com esta nomeação.
Depois da legalização dos casamentos homossexuais, a Espanha continua a surpreender, não só pela escolha para a pasta da defesa mas também pelo elevado número de mulheres que integram o actual executivo que, também pela primeira vez na história, integra mais elementos femininos que masculinos.
A política da Igualdade, por aquelas bandas, não é uma mera carta de intenções, escreve-se e pratica-se com acções concretas.
Seria bom que o nosso Primeiro não visse por ali apenas os sapatos "Prada" de que tanto gosta mas também formas de fazer política às direitas.
Foto obtida em:
http://ecomordefuentes.nireblog.com/blogs/ecomordefuentes/files/chacon.jpg

2 comentários:

Emanuela disse...

Parabéns pelo post! Notícias assim(eu não sabia nada sobre o assunto)
são muito interessantes. Esta mulher parece mesmo um fenômeno. Além de muito bonita.Tomara que consiga fazer um ótimo trabalho.
Um grande abraço

susana disse...

Acho muito bem integrarem mulheres nesses cargos, o sexo que porcria dificilmente levará uma nação à guerra! As mulheres amam os seus filhos acima de tudo!
Quanto ao que disseste no meu blog, não é verdade! Só ando com falta de tempo, por causa do curso de fotografia! Vou clicando em cima dos bloogers que lá vaão e nem ando à procura de endereços!
Tenho lá um post a dizer "mal" da polícia! ehehehe
beijinhos miss