
Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a acção; semeia a acção e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o carácter.
(Tihamer Toth)
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Santiago II

"Caça às Bruxas"
Uma operação da Brigada de Trânsito da GNR, segunda-feira, em Vila Nova de Poiares, está na origem de uma situação insólita: a "mando" do presidente da Câmara, um militar da BT foi identificado pela Polícia Municipal.
Claro que a culpa não é do presidente mas de quem lhe propicia a oportunidade de "brilhar".
Os números do desemprego
A descida homóloga da taxa de desemprego, de 7,9% para 7,3%, estimada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o segundo trimestre deste ano, e revelada no final da semana passada, não encontra eco nos números administrativos do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Em Julho, inscreveram-se nos centros de emprego 50,7 mil pessoas, mais 13% do que no mesmo mês do ano passado e mais 16,7% do que no mês anterior.
Afinal, em que ficamos? Há mais ou menos desempregados?
Fogos
Este ano, já arderam mais dois mil hectares do que no mesmo período do ano passado... Mas, ao DN o presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros, Duarte Caldeira, desvaloriza este dado. "As comparações com 2007 são pouco rigorosas, porque estamos a falar do melhor ano dos últimos 30", justifica. Para o dirigente deviam fazer-se as comparações com os anos mais graves como 2003 ou 2005.
Pois... Até há bem pouco tempo nem se falava de incêndios. Será que já não são tema digno de realce para os OCS?
Operações de Socorro
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Cerva, Jorge Campos, foi identificado durante um incêndio, por um elemento do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, alegadamente devido à intenção de utilizar uma técnica de contra fogo no combate a um incêndio em Tinhela, Concelho de Valpaços.
Bombeiros defendem "urgente clarificação" de competências entre bombeiros e GNR.
Isto é apenas uma "cortina de fumo". O que está em causa é mais abrangente e relaciona-se com um "corpo estranho" que alguém introduziu numa "quinta" mas que mais tarde ou mais cedo será expelido.
Perante este cenário, o que dizer? Ainda bem que já voltou o futebol!!!
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Santiago ou Prisciliano?
A interrogativa em título é o que menos importa. Há coisas que se fazem porque se gosta ou se deseja e eu há muito acalentava o forte desejo de ir a Santiago de Compostela. Realizei-o no passado dia 08/08/08.
Não fui a pé, coisa que é verdadeiramente aliciante, principalmente o "caminho francês", mas aproveitei bem o dia. E vale realmente a pena.
Passeei descontraidamente pelas ruas da urbe onde não deixa de ser curiosa a forma aportuguesada da toponímia local...
... abracei o apóstolo, não este mas o outro que está na Catedral, por detrás do altar :)... no Centro Galego de Arte Contemporânea, da autoria de Siza Vieira, tive oportunidade de posar junto da "Origem do Mundo", não a de Courbet mas uma réplica mais futurista, feita de uma constelação de imagens retiradas do Google...
... e ainda tive tempo para beber "unas copas" e conversar um pouco na "Tertúlia do Moderno" da Praça S. Xosé em Pontevedra.
A Galiza exerce sobre mim um fascínio irresistível, de tal modo que me sinto lá tão bem como no Minho e muito melhor do que na "moirama", que me desculpem os portugueses de além-Mondego...
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Finalmente Israel!!!

An Argentinian horseman has reached Jerusalem on his globetrotting world record-seeking journey. http://www.orange.co.uk/news/topstories/20146.htm?linkfrom=feed_newsandweather&link=link_9&article=index
Eduardo Discoli atravessou finalmente o Mediterrâneo e aportou a Israel. Parece que decidiu dali rumar ao norte de África e desde Marrocos regressar à Argentina. Mas certamente "va a ser muy largo y complicado el camino a casa!!!" como o próprio escreveu aqui.
Se percorrer a Europa foi um mero passeio, a circulação entre os diversos Países do Médio Oriente será o oposto, o que se pode avaliar pelo tempo que demorou a reunir as condições para o "salto" que agora se verificou.
Estou certo que conseguirá porque determinação e coragem é coisa que não falta ao valoroso gaúcho.
Continuo a acompanhá-lo, D. Eduardo, e desejo do fundo do coração que a sua viagem tenha o sucesso que merece.
Actualização:
O que faltava...
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Romagem à Peneda
A vista do profundo vale do Minho apresentava-se assim e o tempo estava fresco e agradável, bom para caminhar...
Algum tempo depois já Cavenca ficava para trás...
... e aos nossos olhos vão-se sucedendo imagens que, mesmo sendo nossas conhecidas, não deixam de nos surpreender e extasiar...
O vitelinho posa com elegância para a objectiva...
O "moinho" de vento assoma em Bogalheiras e dá-nos os bons-dias...
Chegamos à zona das brandas. Por entre as giestas surgem os prados verdinhos de Santo António de Val de Poldros...
A vista do planalto é soberba!
E as antigas casas dos pastores ainda resistem...
Aqui é a parte mais íngreme da subida da serra. Parece que vamos direitinhos ao céu...

O trilho desenrola-se agora por entre imensos rochedos. Como a bateria da minha Canon se esgotou tive de recorrer ao Google para continuar a ilustração da viagem :(

Refrescamos a vista nas águas do pântano, bem mais escassas do que nos mostra a foto...



Só faltaram as concertinas, as castanholas e as pandeiretas para ficar completa a imagem que a minha memória retinha daquele lugar.
Recordações de Verão
Nos já longínquos anos 60/70 do Século passado começaram a surgir novas formas de animação de festas e romarias.
Pelo Alto Minho foram aparecendo e desaparecendo alguns grupos musicais dos quais recordo os grupos Plátano, Thema Solus e Contacto. Estes dois últimos fundiram-se mais tarde num só sob a designação que ainda hoje detém e que foi recuperada de um antigo e então extinto rancho folclórico de Monção: o Roconorte.
"Cuando sali de Cuba" foi uma canção de sucesso na época e era um número musical que o conjunto "Thema Solus" interpretava magistralmente dando um tom extremamente romântico às escaldantes noites de Verão (lembra-se prof. Nande?)...
O Mundo era, na época, muito diferente do que é hoje!
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Pobreza com Norte
Em 2005, o Norte de Portugal era a região da UE a 25 com o mais baixo índice de rendimento por habitante.
Já há muito tempo que a região norte perdeu protagonismo no campo económico. As grandes oportunidades de desenvolvimento que a integração na UE proporcionou não foram aproveitadas e há décadas que ali se assiste à debandada do melhor e mais abundante dos recursos regionais: os recursos humanos.
À falta de investimento associou-se a baixa qualificação técnica e educativa que nem o mapa cor de rosa nem mesmo a criação de novas e modernas instituições de ensino dos diversos graus foram capazes de ultrapassar. E de pouco serve formar bons profissionais se depois não puderem aplicar os conhecimentos na região para criar riqueza, tendo de demandar outras paragens para os porem em prática.
Agora a esperança renasce, a avaliar pelo sorriso e entusiasmo do sr Sousa. O cal center da PT em Santo Tirso vai contribuir generosamente para gerar os prometidos 150 mil postos de trabalho, bem remunerado, pelo que dizem...