terça-feira, 19 de agosto de 2008

Pobreza com Norte

Regressei ao trabalho. Não foram as tais férias de sonho mas foram aquelas que me propus fazer tendo em conta que os ventos não vão de feição para grandes festas. E por falar em festas, ainda se ouvem foguetes, ainda se realizam umas procissões e festivais folclóricos mas já não se vê o fulgor de outros tempos. Por isso não é de estranhar a crueza dos números que o DN de hoje nos apresenta.
Em 2005, o Norte de Portugal era a região da UE a 25 com o mais baixo índice de rendimento por habitante.
Já há muito tempo que a região norte perdeu protagonismo no campo económico. As grandes oportunidades de desenvolvimento que a integração na UE proporcionou não foram aproveitadas e há décadas que ali se assiste à debandada do melhor e mais abundante dos recursos regionais: os recursos humanos.
À falta de investimento associou-se a baixa qualificação técnica e educativa que nem o mapa cor de rosa nem mesmo a criação de novas e modernas instituições de ensino dos diversos graus foram capazes de ultrapassar. E de pouco serve formar bons profissionais se depois não puderem aplicar os conhecimentos na região para criar riqueza, tendo de demandar outras paragens para os porem em prática.
Agora a esperança renasce, a avaliar pelo sorriso e entusiasmo do sr Sousa. O cal center da PT em Santo Tirso vai contribuir generosamente para gerar os prometidos 150 mil postos de trabalho, bem remunerado, pelo que dizem...

5 comentários:

Anónimo disse...

Oi amigo, o bom filho à casa tornar... Seja muito bem vindo.

Professor disse...

De regresso e em forma!
Se em vez de investirem em auto-estradas e obras faraónicas, têm investido em formação, cultura e outras formas de desenvolvimento, como fizeram os irlandeses, outro galo nos cantaria. Assim... lá vamos vivendo mas mal.
Um abração

nandokas disse...

Olá eira-velha,
Bom regresso a estas lides.
Abraço.

Anónimo disse...

Esquece o Sr. Sousa!
Neste país há senhores a mais. Será? Até filósofos! Olha a graça das olímpíada! É só sonhos e promessas!
um abraço,

Maria Arvore disse...

O Sr. Sousa tem um sorriso precário como os 1200 que ele agora entrega à exploração de mais uma empresa de sucesso de trabalho temporário. ;)