Regressei ao trabalho. Não foram as tais férias de sonho mas foram aquelas que me propus fazer tendo em conta que os ventos não vão de feição para grandes festas. E por falar em festas, ainda se ouvem foguetes, ainda se realizam umas procissões e festivais folclóricos mas já não se vê o fulgor de outros tempos. Por isso não é de estranhar a crueza dos números que o DN de hoje nos apresenta.
Em 2005, o Norte de Portugal era a região da UE a 25 com o mais baixo índice de rendimento por habitante.
Já há muito tempo que a região norte perdeu protagonismo no campo económico. As grandes oportunidades de desenvolvimento que a integração na UE proporcionou não foram aproveitadas e há décadas que ali se assiste à debandada do melhor e mais abundante dos recursos regionais: os recursos humanos.
À falta de investimento associou-se a baixa qualificação técnica e educativa que nem o mapa cor de rosa nem mesmo a criação de novas e modernas instituições de ensino dos diversos graus foram capazes de ultrapassar. E de pouco serve formar bons profissionais se depois não puderem aplicar os conhecimentos na região para criar riqueza, tendo de demandar outras paragens para os porem em prática.
Agora a esperança renasce, a avaliar pelo sorriso e entusiasmo do sr Sousa. O cal center da PT em Santo Tirso vai contribuir generosamente para gerar os prometidos 150 mil postos de trabalho, bem remunerado, pelo que dizem...
5 comentários:
Oi amigo, o bom filho à casa tornar... Seja muito bem vindo.
De regresso e em forma!
Se em vez de investirem em auto-estradas e obras faraónicas, têm investido em formação, cultura e outras formas de desenvolvimento, como fizeram os irlandeses, outro galo nos cantaria. Assim... lá vamos vivendo mas mal.
Um abração
Olá eira-velha,
Bom regresso a estas lides.
Abraço.
Esquece o Sr. Sousa!
Neste país há senhores a mais. Será? Até filósofos! Olha a graça das olímpíada! É só sonhos e promessas!
um abraço,
O Sr. Sousa tem um sorriso precário como os 1200 que ele agora entrega à exploração de mais uma empresa de sucesso de trabalho temporário. ;)
Enviar um comentário