quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Romagem à Peneda

Foi no dia 15 de Agosto. De manhã bem cedo reunimos o grupo no cimo de Cavenca e pusemo-nos a caminho, eram sete horas.





A vista do profundo vale do Minho apresentava-se assim e o tempo estava fresco e agradável, bom para caminhar...









Algum tempo depois já Cavenca ficava para trás...







... e aos nossos olhos vão-se sucedendo imagens que, mesmo sendo nossas conhecidas, não deixam de nos surpreender e extasiar...














O vitelinho posa com elegância para a objectiva...







O "moinho" de vento assoma em Bogalheiras e dá-nos os bons-dias...







Chegamos à zona das brandas. Por entre as giestas surgem os prados verdinhos de Santo António de Val de Poldros...
A vista do planalto é soberba!








E as antigas casas dos pastores ainda resistem...












Aqui é a parte mais íngreme da subida da serra. Parece que vamos direitinhos ao céu...



O trilho desenrola-se agora por entre imensos rochedos. Como a bateria da minha Canon se esgotou tive de recorrer ao Google para continuar a ilustração da viagem :(



Refrescamos a vista nas águas do pântano, bem mais escassas do que nos mostra a foto...


Chegamos finalmente ao termo da viagem, era quase meio dia. O último troço do trajecto é uma descida desde as alturas, ao lado do imenso rochedo da Meadinha, aos zig-zag, até desembocar repentinamente no terreiro da Igreja.

Com estas imagens do Google Earth redesenhamos o trajecto, primeiro desde Cavenca até à Bouça dos Homens...

... depois, da Bouça dos Homens até à Peneda.
Só faltaram as concertinas, as castanholas e as pandeiretas para ficar completa a imagem que a minha memória retinha daquele lugar.

7 comentários:

Anónimo disse...

Nem imaginas como eu invejo essa caminhada!
Não tenho, inveja de nada, mas dessas coisas tenho. Amanhã estarei o dia todo num Hospital de Lisboa, e como seria melhor caminhar entre as fábricas do meu berço!
Um abraço,

Maria Arvore disse...

Ainda bem que voltaste para partilhar uma caminhada tão aliciante. Só por estas imagens eu teria muita dificuldade em regressar. ;)

Eira-Velha disse...

Amigo Ventor, na Peneda lembrei-me de si e de como seria bom encontrarmos-nos lá. Quem sabe noutra ocasião. Tenho estranhado o seu silêncio e espero que esteja tudo bem consigo para comemorar-mos esse dia.
Um abraço.
***
maria-árvore, a tua visita ao meu "tasco" honra-me muito e o teu comentário deixa-me todo vaidoso.
Um beijo.

Anónimo disse...

simplesmente LINDISSIMO ..

abraço Yvonne (Blog Aldeia de Gralhas)

Anónimo disse...

Ah, amigo também eu te invejei por esta caminhada. E agradeço a partilha das fotos .
Beijinhos

Anónimo disse...

Oláaaaaaaaaaaaaa...faço minhas as palavras do Ventor...que inveja...como gostaria de ter feito essa caminhada...quanta saudade!!
Mano, é muito bom ter você de volta...
Beijos grandes para vc e toda a família.

Anónimo disse...

Ainda bem que regressou. E, ao que parece, com os olhos e coração cheios de paisagens lindas. Bem haja...

A caminhada até à Peneda, apesar de custosa, é sempre muito linda e agradável. Dá saúde...

No dia 6 de Setembro, se Deus quiser, na melhor das companhias,vou lá à romaria. Sei que nada será como dantes, mas vai dar para matar saudades dos tempos da juventude.

(Já agora: se, pela manhã, ao passar por Santo António durante a sua caminhada, tiver sentido um cheirinho a pataniscas de bacalhau, fique desde já sabendo que era o das que lá comi no mês de junho, ehehe!)

Abraço

M. Caldas