quinta-feira, 30 de abril de 2009

Avaliação de Desempenho

“Maior actividade operacional. Objectivo: 250 detenções”
Consta que foi assim que alguns comandantes de Esquadra definiram como objectivo para o ano em curso o aumento da actividade operacional, facto que tem gerado alguma polémica.
Podem-se apresentar inúmeros argumentos a favor e contra. Parece que o principal pretexto reside no facto de se ter assistido a um incremento da criminalidade nos últimos tempos.
Eu perfilo-me contra esta forma de avaliação de desempenho e explico porquê.
Quando ingressei na GNR havia um período de instrução muito curto que exigia grande poder de síntese. Então, descrevia-se a forma como se executava a missão em três palavras: prevenir, educar, reprimir.
Para as mentes mais sensíveis importa esclarecer que o termo "repressão" era usado sem conotações políticas e tinha o mesmo significado que o actual, isto é, suster uma acção (ilegal), proibir actos (ilegais), punir infracções...
Cada uma daquelas modalidades de actuação definia um nível de importância relativa, começando-se pela que se considerava mais importante. Já naquele tempo se entendia, tal como acontece com a "gripe suína" que actualmente aflige o mundo, que a melhor forma de combater uma epidemia era a prevenção.
Num cenário de previsível aumento da criminalidade é importante responder com um maior esforço de prevenção através do incremento da actividade operacional, a qual deverá reflectir um menor número de delitos e, consequentemente, das detenções e autuações. Nesta perspectiva, o objecto de avaliação teria necessariamente, como referência, uma diminuição das detenções e não o contrário.
Impor um objectivo da natureza do que terá sido imposto aos agentes da PSP é como avaliar um médico de acordo com o número de óbitos que certifique ou um professor em conformidade com as reprovações que se verifiquem na sua disciplina.

5 comentários:

Manuel Caldas disse...

Mais do que nunca, trabalha-se para a estatística. Vale tudo. O importante é apresentar muitas detenções e coimas.Mas, quantidade não é sinónimo de qualidade...!

poleao disse...

"Num cenário de previsível aumento da criminalidade é importante responder com um maior esforço de prevenção através do incremento da actividade operacional, a qual deverá reflectir um menor número de delitos e, consequentemente, das detenções e autuações."
A directiva está toda aqui. Basta segui-la, como sempre foi timbre e orientação, na Guarda. O mal está na circunstância de o actual poder político pouco entender de segurança pública.

Brito Ribeiro disse...

É realmente trabalhar para a estatistica e para a televisão, mesmo que signifique que os "coitadinhos" sejam imediatamente libertados com TIR.

susana disse...

Concordo plenamente com o Caldas, aliás, eu também sou avaliada assim. O mais importante num trabalho é faze-lo com seriedade, penso eu !
beijinhos

francisco disse...

Na administração pública avalia-se, com Excelente, entre outros disparates, a capacidade de criar projectos (apresentar ideias). Projectos que em 99% dos casos não são exequíveis ou não chegam a ser executados. Entretanto, aqueles que executam os trabalhos do dia-a-dia são classificados com nota baixa.
País de merda, este, que se deixa levar pelos facínoras que governam.