quarta-feira, 17 de junho de 2009

Monção em Festa

Uma semana com dois feriados pelo meio pouco produtiva pode ser. O que vale é que com três dias de férias ganha-se um bom período de descanso. Descanso a sério porque o tempo a isso foi propício já que choveu continuamente até à quinta feira (11), dia do Corpo de Deus da antiga Festa da Coca e um dos feriados municipais de Monção.
No início da semana deparei-me com esta coisa em plena Praça Deuladeu, o antigo Terreiro, que constitui a "sala de visitas" da urbe.Dizem que foi na sequência de um evento ali realizado uns dias antes e que tinham um fim pedagógico porque o tema era a ecologia. Ainda bem que assim foi, só que talvez os serviços competentes devessem ter o cuidado de os remover de imediato, por causa das dúvidas...
Dúvidas que se dissiparam de seguida e no seu lugar repousaram por algumas horas a Coca Rabicha e a sua filha, fruto do casamento daquela com o dragão de Redondela.A procissão do Corpo de Deus é majestosa, principalmente pela representação das freguesias do concelho. Em primeiro plano encontra-se a representação de Riba de Mouro, a minha terra natal :)Também se pode apreciar a famosa Custódia, uma obra prima da ourivesaria portuguesa do Séc XVI.No final, o torneio no recinto do Souto congregou as atenções de imensa gente mas para que possam apreciar o evento e muito mais remeto para o álbum do Silvano, que pelos vistos esteve lá, ao contrário de mim que preferi ficar à sombra a deliciar-me com uma saborosa cerveja.
Paralelamente, o alvarinho ia pregando as suas partidas... Para quem não sabe, deixo aqui um conselho: o vinho alvarinho deve beber-se de pé porque se estivermos sentados corremos o risco de não nos conseguirmos levantar.

1 comentário:

Ivete disse...

Vix, eu com um vinho destes então...o problea ia ser a escolha: vinho ou cerveja.Bom, mas aí deve estar calor,né? Então, de certeza que uma geladinha cai melhor!