quarta-feira, 17 de junho de 2009

Para Aquecer

A coisa começou mal, isso já era sabido. Mas nunca pensei que a demagogia e a pouca vergonha fossem tão longe.
Entusiasmado com os incentivos apregoados para a aquisição de sistemas alternativos para aquecimento de águas sanitárias, pesquisei informação na internet e sondei alguns instaladores certificados.
Na internet está tudo bem explicadinho:
***
O Sol quando nasce é para todos. E a energia solar também.
Beneficie do programa de incentivo à utilização de energias renováveis, com condições especiais e garantia de poupança.
Vantagens na aquisição:
- Serviço "Chave-na-Mão": financiamento, equipamento e instalação;
- Manutenção e Garantia do equipamento assegurada durante 6 anos;
- Comparticipação imediata do Estado no valor fixo de € 1.641,70;
- Benefícios fiscais de 30% do custo do investimento em sede de IRS com máximo de €796;
- Cerca de 20% de poupança na factura do gás;
- Facilidade no processo de encomenda;
- 100% de financiamento em Crédito Individual/Pessoal com condições especiais:
- Euribor a 3 meses + 1,5%;
- Só pagará juros após instalação do equipamento;
- Possibilidade de pronto pagamento.
As Marcas:


Os Bancos:
Banif
BES
BPI
Caixa Geral de Depósitos
Crédito Agrícola
Millennium BCP
Montepio
SantanderTotta
Os preços (clique na imagem para aumentar):
Fonte: http://www.paineissolares.gov.pt/incentivo.html
***

Até aqui correu tudo bem, mas quando contactei alguns fornecedores e instaladores de equipamentos da mesma marca e nas mesmas condições fiquei estupefacto: É possível adquirir os mesmos produtos fora do programa de incentivos a preços inferiores aos praticados pelos bancos aderentes, mesmo contando com o desconto da parcela financiada pelo Estado. E ainda acresce o benefício fiscal através da dedução no IRS...
Afinal, a quem beneficia esta autêntica "banha da cobra" tão cara ao nosso primeiro?

3 comentários:

Brito Ribeiro disse...

Negócios com bancos ou com o Estado? Já se sabe quem fica sempre a perder...
Abraço

Romano disse...

Obrigado pela pesquisa. Eu, que andava com ideias de aproveitar esse programa, fiquei mais alerta.
Quanto ao post anterior, tenho pena de não nos termos encontrado por terras de Deuladeu, já que também por lá estive (o Alvarinho estava óptimo e foi bebido de pé -eheh). Um abraço.
Romano

Barba azul disse...

Caro Boaventura Eira-Velha

Contacto-o um bocadinho a destempo, visto que este post é já de 17 de Junho, mas estou interessado em instalar painéis solares em minha casa e a sua informação sobre a existência de condições mais vantajosas fora deste esquema de apoio do Governo interessa-me.

Quando refere ter contactado fornecedores e instaladores de equipamentos destas marcas, verificando ser possível adquirir os mesmos equipamentos a preços inferiores fora do programa de incentivos, fala de empresas constantes do site paineissolares.gov (http://www.paineissolares.gov.pt/contactos.html), ou outros que não vêm aí indicados?

Caso não constem aí, pode dar-me alguns contactos? Ou referir quais foram, dentre todos os constantes da lista, caso constem da lista.

O meu e-mail é alexandre.sottomayor@gmail.com.

Muito obrigado.
Alexandre Sottomayor

P.s: já agora informo-o que o meu filho mais novo também é Boaventura, Luís Boaventura.