quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Aneurisma da Aorta Abdominal

Fixem este nome, principalmente os homens com mais de 65 anos. O aneurisma da aorta abdominal (AAA) é uma das principais causas de morte súbita nessa faixa etária. Porquê? Porque se desenvolve silenciosamente, sem dor e sem sintomas específicos, e quando se dá a rotura na "canalização" mais de metade dos afectados não chega ao hospital com vida.
Como é que eu sei destas coisas?
Bom, o facto de dispor de tempo mais que suficiente para cuidar de mim levou-me a ir assistir a uma sessão de esclarecimento realizada anteontem no auditório da Biblioteca Municipal de Monção, realizada por um especialista em Cirurgia Vascular do Hospital de S. João no Porto com o patrocínio da Medtronic, uma empresa do ramo das tecnologias médicas.
A aula tinha como público alvo, especialmente, os alunos da Universidade Sénior de Monção mas era também aberta a quem quisesse participar, mediante inscrição prévia. Foi o que eu fiz e não dei o pouco tempo que lá permaneci por mal empregue.
Quais são as causas para o desenvolvimento de um AAA?
Todas aquelas que se relacionam com problemas vasculares, nomeadamente o tabagismo, diabetes, colesterol elevado, hipertensão, doenças cardiovasculares e muito especialmente a aterosclerose.
Como se pode diagnosticar?
Muito simples, através de uma simples ecografia abdominal, que deverá realizar-se anualmente a partir dos 60 anos de idade.
Estranhei foi a escassa participação masculina que não chegava a 1/4 da assistência. De facto, ou a divulgação foi escassa, ou os homens de Monção são demasiado "machos" para se preocuparem com essas "mariquices". Ou então confiam cegamente no antídoto natural produzido nesta região para todas essas doenças, como referiu, gracejando, o senhor Presidente da autarquia que fez questão de estar presente, numa clara alusão ao famoso "alvarinho".
E ainda fiquei a saber que o célebre nobel da física Albert Einstein morreu vitimado por um AAA...

5 comentários:

francisco disse...

«Estranhei foi a escassa participação masculina que não chegava a 1/4 da assistência. De facto, ou a divulgação foi escassa, ou...» ou a sessão de esclarecimento já não chegou a tempo?

O raio é que, não sei se devido ao antídoto natural (mesmo acompanhado da habitual saudação "...nunca fiquem viúvas!"), nós morremos mais, e pior, do que elas. Andará o andítodo, falsificado?

Saúde!

M. Caldas disse...

Penso que o "substrato" ainda não anda falsificado. As mulheres é que são mais cuidadosas que nós com a saúde. Mas acabam por ir na mesma. Não fica cá nenhum(a), graças a Deus.
M. Caldas

Ivete disse...

Gostei de ver tua disposição,amigo. Assim é que se faz! Pessoas que cuidam da pr´pria saúde, independente de sexo conseguem uma melhor qualidade de vida! É claro que da hora, ninguém escapa, mas se pudermos viver bem até lá, façamos a nossa parte!

Beijos

Brito Ribeiro disse...

O saber não ocupa espaço e se contribuir para o nosso bem estar, ainda melhor!
Abraço
BR

Nidinha disse...

pff...agora precisas de sessões de esclarecimento dessa natureza? para que queres uma médica? não me sabes perguntar?