terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Casamento ou União de Facto?

Em Monção já existe há muito tempo um monumento com um célebre poema de João Verde, poeta regionalista que nos fala de um namoro antigo entre o Minho e a Galiza mas cujo casamento não se pode realizar porque os pais não o permitem.
Vendo-os assim tão pertinho
A Galiza mailo Minho
São como dois namorados
Que o rio traz separados
Quasi desde o nascimento.
Deixá-los pois namorar
Já que os pais pera casar
Lhes não dão consentimento.
O mesmo poema foi recentemente integrado num painel que se encontra do outro lado da fronteira, junto à ecopista que ladeia a margem direita do Rio Minho, à entrada do magnífico parque "A Canuda", acompanhado por um outro mais optimista da autoria de um poeta galego de nome Amador Savedra e que reza assim:
Se Dios os fixo de cote
um pra outro e teñem dote
Em terras enparexadas,
Pol'a mesma auga regadas
Con ou sin consentimento
D'os pais o tempo ha chegar
Em que teñam que pensar
Em facer o casamento.
Penso que Savedra era um visionário e um optimista, talvez fruto de um sentimento nacionalista que via no norte de Portugal um prolongamento natural da Nação Galega. Se bem que não houve casamento, existe na realidade uma verdadeira união de facto entre as duas regiões, o que na prática vai dar ao mesmo. E nem foi preciso a Assembleia da Republica legislar ad hoc.

3 comentários:

M. Caldas disse...

Resumo tudo numa palavra: LINDO

francisco disse...

Y ahora conteste rápido: ¿Qué sabe de Portugal? Cite a dos escritores en lengua portuguesa que no sean Saramago. Cite a dos equipos de fútbol que no sean el Sporting de Lisboa y el Benfica. ¿Fueron España y Portugal una misma nación? ¿Por qué no lo eran antes? ¿Por qué luego dejaron de serlo? ¿Existe Portugal? Cite un plato típico portugués. ¿Se le ha pasado alguna vez por la cabeza la idea de visitar Portugal, o es para usted un pensamiento tan exótico como el de ir a Campuchea? ¿Usan euros? Si es el caso, ¿cómo se llamaba lo que utilizaban antes? ¿Qué coño se habla en Portugal?

E mais, muito mais aqui: http://www.lapaginadefinitiva.com/politica/peun/7-1.htm

Achei curioso, partilho.
Saúde.

Paulo disse...

"Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada."
Fernando Pessoa