domingo, 25 de abril de 2010

Um Contributo para a Democracia

Ao comemorar-se mais um aniversário da Revolução dos Cravos, não pude deixar de recordar os já longínquos anos setenta do Século XX.
Tinha decorrido um ano após a destituição do regime do Estado Novo e procurava-se dar corpo aos desígnios da revolução então iniciada. Foi a 25 de Abril de 1975 que ocorreram em Portugal as primeiras eleições livres e através do voto directo e secreto o Povo ia escolher os seus representantes à Assembleia Constituinte.
Foi um dia histórico não só pelo civismo mas porque foram, até hoje, as eleições mais concorridas da nossa história.
Nesse dia, eu encontrava-me a prestar serviço militar obrigatório na Escola Prática de Engenharia, em Tancos, e, como todos os outros militares, não me foi possível exercer o direito de voto por me encontrar empenhado na gigantesca operação montada pelas Forças Armadas para garantir que aquele acto eleitoral decorresse sem incidentes.
Incidentes não houve, que eu saiba. O que houve foi um enorme entusiasmo da população pela participação activa na vida pública. Foi um dia de trabalho que só terminou cerca da meia noite a ter de aturar um sargento bêbado mas também uma data para mim inolvidável.
Valeu a pena? Claro que sim! Apesar de tudo hoje vive-se, de longe, muito melhor do que antes.
O que faz falta é apenas fazer sentir aos senhores que estão no poder que a política não deve ser usada como trampolim para outros objectivos, que em política não pode valer tudo e, muito especialmente, aos políticos não basta serem honestos, têm de parecê-lo.

1 comentário:

Ventor disse...

Pois, mas muitos deles, nem o são (honestos), nem o parecem!
Eu até acho que nem o querem ser! Não só os políticos mas muitos que caminham no seu ciclo, como muitos dos gestores público e privados (porque já lá andaram e tudo aprenderam), todos cheios de gula!