terça-feira, 31 de julho de 2007

A Igreja de Riba de Mouro

Foi eleita pelo Senhor Alves da Silva, juntamente com outros templos religiosos, como uma das sete maravilhas de Riba de Mouro.
E diz o ilustre ribamourense que a Igreja "... cuja idade desconhecemos, é muito antiga".
Bom, não o deve ter feito por mal, certamente viveu muito tempo longe, mas eu conheço a história da Igreja.
Foto importada de http://www.freguesiasdeportugal.com/distritoviana/16.htm

A actual Igreja foi construída nas décadas de sessenta a oitenta do século passado sobre uma mais pequena mas que também não exibia indícios de ser muito antiga e ficou a dever-se ao querer e à teimosia de um Padre que marcou indelevelmente a vida religiosa e social de Riba de Mouro, o Padre Bernardo, mais conhecido por Padre Bernardo Pintor.
A primeira parte foi a torre. Uma torre imponente que, embora pareça estar ligada à Igreja, na verdade está separada, é, portanto, uma construção independente. Toda construída em granito, tem a altura aproximada de 30 metros e foi, ao tempo, ainda será, a mais alta construção do género em todo o vale do Minho.
Depois foi a Igreja, do mesmo material, pedra a pedra, vi-a crescer pelas mãos calejadas e hábeis de pedreiros e canteiros da freguesia, onde sobressaía a arte do mestre Joaquim Puga, homem simpático que denotava uma contagiante alegria e um gosto extraordinário pelo seu trabalho.
A história da construção desta obra ficou contada nas páginas de um jornalzito que o próprio Padre Bernardo dirigia, redigia e editava, o quinzenário "A Voz da Nossa Terra". Ali foram contabilizadas todas as dádivas e doações, todas as migalhas que com um esforço titânico conseguia arrancar mesmo das bolsas mais pelintras.

Interior da Igreja, foto importada de http://www.freguesiasdeportugal.com/distritoviana/16.htm

O Padre Bernardo era uma força da natureza. Moldado pela rusticidade típica de Castro Laboreiro, sua terra natal, era capaz de fazer valer a sua autoridade à custa do poder persuasivo da uma arma de defesa que possuía e que não hesitava em exibir se preciso fosse.
Não foi pacífica a empreitada, como não foi pacífica a aceitação do Padre como pároco da freguesia. Mas a sua tenacidade venceu. Conseguiu mobilizar e empolgar a população, em geral, havendo mesmo acesos despiques entre os diversos lugares da freguesia na organização de cortejos de oferendas para custear as obras.
O Padre Bernardo deixou o seu nome ligado indelevelmente a Riba de Mouro e à sua Igreja que, embora não se possa considerar uma obra de arquitectura excepcional, não deixa de ser imponente e motivo de orgulho para todos os ribamourenses.

17 comentários:

Adriana disse...

Eu posso dizer, cheia de orgulho, que assisti às comemorações dos 50 anos de sacerdócio do padre Bernardo.
Lembro, como se fosse hoje, do meu primeiro acto social em Riba de Mouro: a feira de Santo António. E que 'lindo' foi a minha mãe a tentar explicar (a mim e ao meu irmão) a forma como devíamos cumprimentarmos o padre: "A benção Sr. Abade!". Ai, ai... Aquele foi um dia e tanto, ainda escrevo um post sobre isso.
Mas, a lembrança mais querida que guardo do padre Bernardo foi um dia eu que o meu pai, a minha mãe, eu e Junior fomos seus convidados para um almoço. Ele nos levou a ver escavações arqueológicas que estavam a decorrer (não lembro onde) e depois a comer o melhor frango que já comi na minha vida...
Beijos

redonda disse...

Gostei de saber a história da Igreja e sobre o Padre Bernardo (e as fotografias são lindas e estão direitinhas :))
Um beijinho

Anónimo disse...

Tenho boas recordações da primeira Igreja, mas a nova, está lindíssima...O Padre Bernardo foi incansável para que a obra acontecesse, mas, acho que não chegou a vê-la concluída. Uma pena!!
Beijão Mano.

Anónimo disse...

Eu também tenho uma igreja, nas mimnhas montanhas lindas. Não sei quantos anos tem, nem se foi lá que Cristo nasceu, mas sei que quando lá estou, sentimo-nos juntos. É uma cabaninha nos cortelhos do Muranho!
Um abraço,

Bocanegra disse...

Eira Velha,

O Padre Manuel Pintor foi um dos mais ilustres Castrejos do século passado. Isto porque além de ter sido um Pastor de Almas exemplar foi igualmente um eminente historiador local. Aconselho a compra e a leitura da sua "OBRA HISTÓRICA" cujo primeiro volume foi Editado no ano de 2005 pelo Rotary Club de Monção.

Para além disso a sua descrição e as fotografias da Igreja deram-me vontade de revisitar Riba de Mouro.

Parabéns pelo post e "FORÇA NA BERGA"

Anónimo disse...

ola :paravèns :gosto muito de lèr coisas antigas ;que façao lèmbrar a nossa tèrra natal:eu tambèm tenho muitas lembranças dessas hobras lindas ;da igreja velha que ficou dentro da nova durante a construçao:temos èm riba de mouro uma boa imagèm uma linda riquèza que nos deixouo senhor abade ou seja o padre bernardo;tudo nasceu dali atè a nossa iducaçao na doutrina;era um padre com muito respèito e maravilhozo para a freguezia :è um orgulho falar de riba de mouro :de cavenca ;de quartas ;de todos os lugares ;ca vos deixo um abraço a todos ribamourences ;des te que la nasceu e la foi batizado pelo senhor padre ;continua eira velha a falar desta lindisima terra ;manu

Anónimo disse...

ola riba de mouro como estas; è a terra que nos deu a vida uma linda terra ;com uma manifica igreja que foi construida por pedreiros de ribade mouro e organizada pela padre bernardo ;um homèn que olhava a essa terra e nao gurdava tudo na carteira dele ;como fazem alguns ;paravèns para os ribamourenses ;

Anónimo disse...

riba de mouro , è uma maravilhoza freguèzia que da inicio na ponte nova passa por a ponte da vèiga ponte seca , e ponte de lijo, nao esquècendo a famoza ponte do vichas que alguns destes mais novos claro que ja nao cunhecen:riba de mouro ;è a terra dos carvoeiros :mas agora ja nao ha tudo imigrou ,a procura de uma nova vida :de uma nova riquèza,que alguns encotraren outros claro que nao
,quèm via essa terra ,e quèm ha vè hoje mudou muito èm 20anos naquèles montes do outèiro era so raparigas rapazes ,èm cada canto do monte avia gente avia vacas ,avia cabras ,nao davas um passo sèm encontrar alguèm;e hoje quèm encontras ,algun perdido a procura de uma ègua ;aquèlas festas ;fèiras;tudo mudou è que foi para melhor gostaria de saver;quèm via aquèla festa de santo antonio no mès de junho era la onde se cumeçava a namorar ;era la que se cumiao as primèira sereijas era uma beleza ,uma alegria è para mim um orgulho de falar noutros tempos ;foi la onde passèi alguns dos mèusbons tèmpos de rapaz;mas tudo continua agora claro vaise no carrinho ;nao è nada como noutro tèmpo que se ia a pè ;ou no famozo tractor ,e que nao avia muitos lindissimo tèmpo :è bom recorda lo santo antonio olhe por todos os ribamourenses :para que tudo continuar nao esquècer mas sim recordar um abraço,para todos que residen la::::

Eira-Velha disse...

Fico feliz por saber que o que escrevo serve para matar saudades da terra a gente que como eu sente orgulho de ter nascido e continuar a ser ribamourense, apesar de já lá não vivermos há muito tempo.
Se procurar pela entrada Riba de Mouro, ou Cavenca, encontram-se muitas mais coisas sobre a nossa terra.
Obrigado pela visita e volte sempre.

Anónimo disse...

ola ;conheço cavenca:como aquilo mudou;que ha mais ou menos ,ainda a estrada trinta anos ,a estrada era èm terra batida mal se la passava ,e hoje ja tèm uma estrada com esfalto ,na quele tèmpo que os residentes vinhan da vila de monçao na camionète atè au monte do santo
, e depois tinham que ir a pè por aquèles montes atè au lugar onde viviao ,era triste ,hoje tudo mudou para melhor,quando os imigrantes regreçavao com o seu carro ;e tinhao de o deixar lonje ,mas com o tèmpo tudo muda ;hoje cavenca è um lugar como outro qualquèr;onde la se vive bèm um abraço para todos os de la ;e para ti tambèm eira velha boa continuaçao

Anónimo disse...

riba de mouro nunca se esquèce;riba de mouro è uma frèguezia maravilhoza um paraizo na serra;e è um orgulho de ter la nascido ,e crescido, portanto nunca devemos ,esquècelo,ca vos deixo ,um abraço e vos dezejo um ano novo 2009 com muita saude,e nunca se esquèçao desta dita freguezia que è a nossa ,que nos viu nascer e crescer ,entao um abraço

Anónimo disse...

riba de mouro nunca se esquèce;riba de mouro è uma frèguezia maravilhoza um paraizo na serra;e è um orgulho de ter la nascido ,e crescido, portanto nunca devemos ,esquècelo,ca vos deixo ,um abraço e vos dezejo um ano novo 2009 com muita saude,e nunca se esquèçao desta dita freguezia que è a nossa ,que nos viu nascer e crescer ,entao um abraço

Anónimo disse...

Como em muitos outros locais em Riba de Mouro também existem vândalos,basta 1 ou 2 que além de constantemente incendiarem os montes a floresta á muito que se foi, destruiram a casa florestal de Fonte Boa, començando por lhe partir o telhado, depois o inverno encarregou-se do resto, agora até as pedras do anexo e da casa têm levado, além de uma instalação recente que lá foi colocada, que desconheço a função.

rosa de hiroshima disse...

Gostaria de saber de Monções- Carvoeiro- uma aldeia muito pequena onde meu pai viveu.
Ainda existem pessoas lá?
Meu pai chama-se José cardoso e moramos em Jales. Brasil,SP.
e-mail: cidsanc@bol.com.br

Anónimo disse...

Talvez se queira referir á localidade,que não é aldeia mas vila de Monção,e não Carvoeiro que creio não existe, pelo menos não conheço no concelho, que conheço razoávelmente bem,se assim for existe e tem evoluído bastante nos últomos tempos, e como é obvio tem mais população.

Anónimo disse...

e uma construcao maravilhosa e a caridade foi grande.a gente pergunta as vezes(porque uma igreja tao grande numa aldeia)eles nao sabem mas foi feita tao grande porque tao grande e o numero de atrasados e otarios que la ha

Eira-Velha disse...

Resposta ao anónimo de 20/11/10
Há uma célebre citação que reza mais ou menos assim: "Devido ao facto da velocidade da luz ser superior à do som muitas pessoas parecem inteligentes até abrirem a boca...".
Neste caso eu diria, "até escreverem alguma coisa".
Mas mesmo assim obrigado pela visita e volte sempre...