segunda-feira, 23 de julho de 2007

Sete Maravilhas de Riba de Mouro

Emocionei-me. Com uma bagatela mas, porra, um homem não é de ferro.
Recebi hoje o jornal da minha terra, o quinzenário “A Terra Minhota” e ao folheá-lo de relance lá vejo em letras garrafais “7 Maravilhas de Riba de Mouro”. Eu sei que está na moda, cada um a torcer para o que mais lhe dá na gana mas por esta eu não esperava. E a minha estupefacção não terminou ali. Pareceu-me ver numa fotografia de qualidade medíocre os contornos de um sítio que bem conheço e do qual muito tenho falado neste espaço – Cavenca!!!
Era mesmo Cavenca. O autor, um tal Alves Silva que eu não tenho a honra de conhecer mas que ainda espero vir a encontrar por terras ribamourenses, teve a audácia de colocar Cavenca entre as sete maravilhas de Riba de Mouro. E não é para menos.
Diz o senhor AS:
“Lugar encravado na serra. Muito antigo, provavelmente o mais velho de todos. O povoamento feito em lugar ermo da serra é uma imagem do valor deste lugar e das suas gentes, longe dos pontos nevrálgicos da freguesia. A população vivia da serra e, para além da agricultura, a caça foi uma das fontes da economia do lugarejo”.
É pouco mas diz muito e muito mais haveria para dizer. Tenho-me esforçado por deixar por aqui, ou por ali, muitas pistas quanto ao lugar, as suas gentes, os seus usos e costumes, a localização…
Nós, ribamourenses, somos muito apegados à nossa terra. Disse anteriormente que não conheço o autor, é verdade, mas conheci muito bem seu irmão Leonídio Silva, exímio cantador ao desafio e tocador de caixa na Banda da terra. Conheci e tenho como amigo o filho deste, o Benjamim. Muitas vezes me cruzei com eles, atrás das cachenas, pelo Outeiro e pelos montes do Rego do Giraldo.
Como dizia o saudoso Leonídio, relembrado pelo irmão nas páginas do mesmo quinzenário ainda não há muito tempo “Perguntaste de onde eu era, Qual a minha direcção, Sou Leonídio da Silva, Riba de Mouro Monção”.
Obrigado Senhor Alves Silva.
Espero um dia encontrá-lo por aí para brindarmos à nossa Terra com uma tigela do tinto, vinho verde, verde Minho.

7 comentários:

redonda disse...

Nomes interessantes e o texto dá vontade de ir passear por aí e ficar a conhecer os sítios :)

Anónimo disse...

Olá!!
Ora ora, por essa não esperava. Nós que sempre fomos tachados pelos debaixo de, Cavenqueiros e peloureiros... sinto orgulho de Cavenca ser uma das sete maravilhas de R. de M. Quais seriam as outras seis?
Beijão Mano.

TheOldMan disse...

Há que conservar essa "pequena" maravilha, Boaventura.

Uma das maneiras é dá-la a conhecer; tal como tu ou o irmão desse teu conterrâneo.

Abraço.

;-)

Ivy disse...

Quando entrei para o mundo dos blogs, jamais havia me passado pela cabeça encontrar tantas maravilhas...Tenho lido,visitado terras que não conheço, feito amigos...E fico sempre encantada com todas estas coisas. Um abraço!

saloia disse...

Bom Dia Boaventura!

Esquecer de si! Nunca.

Beijinhos e bom dia também.

Mary :)

Luís Galego disse...

não fico admirado por se ter emocionado....também ficaria. Um abraço...

Anónimo disse...

Tambem recebi o jornal A Terra Minhota e quando vi o titulo as "7 Maravilhas de Riba de MOuro não pensava que Cavenca ia ser mençionado,admito que fiquei com orguhlo de ser ploureira como os da ribeira nos chamavan.beijinhos para toda a familia!!!