quinta-feira, 12 de julho de 2007

Um Relógio com História

Trouxe comigo esta maravilha para que todos os meus leitores possam desfrutar da sua beleza.

Pode não valer muito (não vale muitos € de certeza) mas tem um valor estimativo incalculável.
E tem História.
A sua existência já conta anos em três séculos. Foi legado a meu Pai pelo Mestre-Escola, personagem que não conheci mas de quem ouvi falar imensas vezes.
Não sei que habilitações tinha, de onde veio nem para onde foi. Habitou uma pequena casa perto da nossa e ensinou a ler e escrever alguns rapazes do lugar, que isso não era coisa de mulheres.
Era um dos poucos exemplares existentes em toda a pequena aldeia e, por se situar num local estratégico, muita gente demandava a casa do Mestre para saber as horas certas em que deveriam tornar a água para regar as culturas.
Foi essa a condição pela qual o Mestre legou o relógio a meu Pai - continuar a informar as horas a toda a gente.
Meu Pai tratava-o com um carinho desmedido e ninguém mais lhe podia tocar para dar corda ou dar impulso ao pequeno pêndulo que, incansável, enchia a casa com o seu fabuloso tac... tac... tac... tac... Assim mesmo, não um tic tac vulgar mas tac... tac... tac... tac...
Correu o risco de se desarticular por falta de manutenção.
Numas férias, sem nada de jeito para fazer, meti mãos à obra e deixei-o como novo.
A partir dali tornei-o minha propriedade e julgo que com toda a legitimidade.
É lindo!!!

11 comentários:

Anónimo disse...

Então tio as férias correram bem ?
Espero que no Agosto vai outra ves la por çima .
beijinhos!!!

saloia disse...

lindo lindo lindo lindo!

Anónimo disse...

Mano Tura!!
Não me recordo se foi no livro da 1ª, 2ª ou 3ª classe que tinha uma história cujo título era " O Relógio da Saudade".
Contava a história de um imigrante que, nunca conseguiu recursos para voltar à sua terra natal.
Perto da casa onde ele vivia, existia uma igreja e o sino tocava exatamente igual ao da terra dele o qual apelidou por...Relógio da Saudade...lembra disso?
Para mim...esse é o meu...seu, claro...Relógio da Saudade...e, não poderia estar em melhores mãos.
Um beijo grande para vc e toda a família.

susana disse...

Adoro coisas antigas, relógios e espelhos especialmente. Tenho um arrumado, porque partiu o vidro que é redondo, tenho de o mandar fazer de encomenda!
Esse relógio é lindíssimo!
beijos miss

Anónimo disse...

Olá, Eira Velha!
O Ventor, depois de dar uma estafa pelo Principado das Astúrias e de ver as Maravilhas da Natureza que por lá há, apareceu por cá com a língua de fora e incumbiu-me de ser eu a dizer um olá aos amigos. Ficou todo contente quando a Any lhe disse que era tua irmã. Só tem pena que ela não nos brinde com um blog também. Sabes que o Ventor ainda chegou a pensar descer pela galiza e passar por Cavenca? Ele gosta de passeatas em forma de "raid"! Mas foram dias belos e, ao mesmo tempo, diabólicos! O Ventor também tem um relógio velhadas que comprou na feira de S. Pedro em Sintra, mas este não tem história e quando as coisas não têm história! .... Mas olha, enfeita e dá horas! Mais uma bela história,
Um abraço do Quico, gato Cuscas, e outro do Ventor.

pin gente disse...

é muito bonito sim senhor!
tac...tac...

Noz Moscada disse...

nada como saber recuperar e estimar os nossos legados....lindo relógio....
beijinhos

redonda disse...

É lindo sim e especial pela história.

Anónimo disse...

E muito bunito por veses não è o valor que conta mas sim o sentimental.

Anónimo disse...

Será o relógio da discordia da b5??????????

Eira-Velha disse...

eheheh... da discórdia ou da concórdia...
O caso está definitivamente encerrado, como dizia o meu amigo... "quem vai, vai, quem fica, fica..."
Volta sempre!