segunda-feira, 31 de março de 2008

Inquietações

El continuo encarecimiento del crudo y el elevado precio de algunos alimentos han vuelto a incrementar la inflación armonizada que en marzo subió dos décimas y alcanzó el 4,6 por ciento, la tasa más elevada desde 1997, cuando comenzó a elaborarse este indicador.
http://www.farodevigo.es/secciones/noticia.jsp?pRef=2008033100_10_212102__ECONOMIA-alza-crudo-eleva-inflacion-armonizada
Expertos auguran la pérdida de un millón de empleos en la construcción hasta 2010
Un estudio rebaja a 300.000 las viviendas nuevas que se iniciarán este año, frente a las 900.000 de 2006 Los promotores aconsejan invertir en centros comerciales.

http://www.farodevigo.es/secciones/noticia.jsp?pRef=2008033100_10_211998__ECONOMIA-Expertos-auguran-perdida-millon-empleos-construccion-hasta-2010
El número de disoluciones de empresas en Galicia se incrementó un 73% en los dos primeros meses del año, en comparación con el mismo periodo del año 2007, cuando un total de 212 empresas cerraron sus puertas. En lo que va de año, esa cifra ha subido hasta alcanzar las 368 compañías, 156 más que hace un año.
http://www.farodevigo.es/secciones/noticia.jsp?pRef=2008033000_10_211816__ECONOMIA-crisis-cobra-empresas-gallegas-primeros-meses-este
"De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento", diz o povo, e lá sabe porquê. Agora, por maioria de razão, bem podemos clamar que os "ventos" de Espanha não auguram nada de bom para o nosso canto.
E enquanto o nosso Primeiro se desfaz em sorrisos e emoções (serão lágrimas de crocodilo?), apresenta números e projectos a provar que a crise foi ultrapassada e a sustentar o que diz determina uma baixa dos impostos cujos efeitos serão certamente nulos, pelo menos para os consumidores, os nossos vizinhos, bem mais objectivos, apresentam cruamente os números de uma realidade que só não vê quem não quer.
E se por aqueles lados não há lugar para optimismos como poderemos nós acalentar a esperança de uma retoma que teima em não se manifestar?

5 comentários:

redonda disse...

Como nem bom casamento?!!
Tanto quanto eu sei, o meu trisavô espanhol e a minha trisavó alentejana (ou seria bisavô e bisavó?) tiveram um bom casamento!

Anónimo disse...

A resposta parece-me simples: daquela lado do Minho não usam óculos cor-de-rosa como certa gente, que insiste em ver e descrever uma cena que não existe!

Anónimo disse...

Temos que destrinçar entre os dois tipos de linguagens!
A espanhola, para mal deles e nosso, é a verdadeira.
A do nosso primiére, por muito que chtei dizê-lo, por já muito repetida, ou é a linguagem de um sonhador ou de mentiroso!

nandokas disse...

Olá eira-velha,
Acho que fazes uma análise correcta em relação à nossa retoma, até porque a Espanha é um dos nossos principais parceiros comerciais. E se por lá as coisas não andarem bem, em termos de economia, então teremos problemas acrescidos aqui e os sinais da retoma esfumar-se-ão ainda mais.
Um abraço.

Anónimo disse...

Clarividentes análisis de la situación economica española del Profesor Salmantino Don Roberto Centeno