sábado, 1 de março de 2008

Censurado

Exercia funções de docência no extinto Instituto Superior Militar em Águeda, na área do direito disciplinar, e não disfarçava uma certa antipatia em relação aos elementos das forças de segurança que salpicavam de outras cores o tom verde-escuro predominante dos militares do exército que maioritariamente constituíam as diversas turmas.
Sem romper com princípios e valores fortemente arraigados no meio castrense, onde o valor da disciplina sempre atingiu o expoente máximo de rigor e de severidade, conseguiu de forma exímia introduzir na matéria uma nova forma de abordagem dos procedimentos, mais consentânea com os valores que emergiram e desenvolveram no pós 25 de Abril de 1974, especialmente no aspecto das garantias de defesa que gradualmente foram sendo introduzidas (a norma do Regulamento de Disciplina Militar que proibia qualquer forma de representação apenas foi declarada inconstitucional em 1988!!!).
E aquele mal disfarçado rancor para connosco impelia-o frequentemente a lançar algumas "farpas" que de certo modo nos incomodavam mas que não admitiam resposta porque isso poderia provocar danos Irreparáveis no nosso desenvolvimento académico...
Mas, como diz o nosso povo, a vingança serve-se fria, e a oportunidade surgiu no final do curso quando foram pedidas sugestões para ilustrar as caricaturas feitas de encomenda para o livro de curso.
Então, num "rasgo de inspiração", satirizei do seguinte modo o cáustico professor:

"Dura lex sed lex",
Diz com ar de sabichão
O doutor Pinto Carneiro
Quando nos dá a lição.

Mas quando ia a rodar
Ligeirinho e distraído,
Talvez com outro cuidado,
Não viu que havia um radar
Numa curva bem escondido
E nele foi apanhado.

Defendeu-se em tribunal,
Disse que era inconstitucional,
Não merecia ser punido.
Respondeu-lhe então o juiz,
Assoando o seu nariz...
... Dura lex sed lex!!!

Obviamente foi "censurado".

2 comentários:

Anónimo disse...

E hoje, na mesma instituição, não seria censurado? Há democracia e liberdade?
É nestas alturas que eu recordo um amigo meu, alentejano, que, por tudo e por nada, quando se falava de política dizia: - Só me apetece ganir!( E gania, o raio do homem… eheheheh. Sério!)
Tentando imitá-lo digo à moda da Gave: Democracia e Liberdade na sua «guerra»? Bô!!!! Nem daqui por mil anos… E até aposto que ganho….
M. Caldas

Anónimo disse...

Olá.. gostaria de conversar com vc.. sobre algumas pesquisas que estou fazendo.. poderia me contactar por email?
inha_crazy@hotmail.com
Grata.