domingo, 11 de janeiro de 2009

A Casa do Crego

Apresento-vos a Casa do Crego. E, embora a nova designação seja Refúgio dos Cregos, eu insisto (e disso peço desculpa aos promotores do projecto) em recuperar a designação original, uma referência nos caminhos que ligavam Cavenca ao resto da freguesia quando ainda não existiam outras vias de comunicação que não fossem os velhos trilhos de pé ou de carro de bois.
O site, com um visual muito agradável, já contém alguma informação e fotografias que ilustram bem a beleza do local. Contudo, atrever-me-ia a deixar aqui uma sugestão: que explorassem a origem do nome. É muito provável que sejamos confrontados com alguma surpresa.
Pelo que me é dado observar, crego deriva do vocábulo latino clericu e significa cura, sacerdote, abade, clérigo, "membro da Igrexa cristiá que ten como dedicación principal o servizo a Deus" (http://www.digalego.org/).
Que eu saiba, nunca ali morou qualquer cura, nem disso ouvi falar. Mas, como já tenho demonstrado por aí, as coisas quase sempre têm uma razão de ser e não ocorrem por acaso.
Investiguem!
Com o devido respeito, aqui fica uma imagem da casa picada dali.

5 comentários:

Moura ao Luar disse...

A paisagem parece soberba. Bj

Anónimo disse...

Não conhecia, mas como estou a pensar dar umas voltas por aqueles lados vou aproveitar para passar por lá.

Abraço

Anónimo disse...

Antes de mais o meu muito obrigado pela promoção.

Todos nós conhecemos a casa como "Casa do Crego" e não como "Refúgio dos Cregos" no entanto para efeitos legais não nos foi possível registar o seu nome original daí a alteração para Refúgio dos Cregos.

Assim que reunir a informação necessário colocarei no site toda a informação histórica a acerca da casa. Do que sei e que para já posso adiantar em tempos serviu de refúgio para "curas", elementos do clero espanhol que se encontravam fugidos de Espanha e do regime Franquista aquando da Guerra Civil espanhola.

Obrigado

susana disse...

Eu neste momento ando a investigar lendas de Portugal! Aliás acho muito interessante fazer trabalho de investigação, antes de publicar uma postagem! A paisagem é linda!

Anónimo disse...

a paisagem è linda :
sò pode ser a nossa terra !!!
bom ano , para quem lê este blog muito interessante e bem escrito !!!
beijinhos para todos !!!