O site, com um visual muito agradável, já contém alguma informação e fotografias que ilustram bem a beleza do local. Contudo, atrever-me-ia a deixar aqui uma sugestão: que explorassem a origem do nome. É muito provável que sejamos confrontados com alguma surpresa.
Pelo que me é dado observar, crego deriva do vocábulo latino clericu e significa cura, sacerdote, abade, clérigo, "membro da Igrexa cristiá que ten como dedicación principal o servizo a Deus" (http://www.digalego.org/).
Que eu saiba, nunca ali morou qualquer cura, nem disso ouvi falar. Mas, como já tenho demonstrado por aí, as coisas quase sempre têm uma razão de ser e não ocorrem por acaso.
Investiguem!
Com o devido respeito, aqui fica uma imagem da casa picada dali.

5 comentários:
A paisagem parece soberba. Bj
Não conhecia, mas como estou a pensar dar umas voltas por aqueles lados vou aproveitar para passar por lá.
Abraço
Antes de mais o meu muito obrigado pela promoção.
Todos nós conhecemos a casa como "Casa do Crego" e não como "Refúgio dos Cregos" no entanto para efeitos legais não nos foi possível registar o seu nome original daí a alteração para Refúgio dos Cregos.
Assim que reunir a informação necessário colocarei no site toda a informação histórica a acerca da casa. Do que sei e que para já posso adiantar em tempos serviu de refúgio para "curas", elementos do clero espanhol que se encontravam fugidos de Espanha e do regime Franquista aquando da Guerra Civil espanhola.
Obrigado
Eu neste momento ando a investigar lendas de Portugal! Aliás acho muito interessante fazer trabalho de investigação, antes de publicar uma postagem! A paisagem é linda!
a paisagem è linda :
sò pode ser a nossa terra !!!
bom ano , para quem lê este blog muito interessante e bem escrito !!!
beijinhos para todos !!!
Enviar um comentário