sábado, 17 de janeiro de 2009

Janeiro Geadeiro

É apenas um dos adágios populares que caracteriza o primeiro mês do ano. Já assim era há muitos anos, lá pelo primeiro lustro da década de sessenta, no Século passado.
Como referi aqui, o Posto Escolar Misto de Cavenca acolhia os jovens do lugar que integravam as quatro classes do ensino primário, hoje designado primeiro ciclo do ensino básico, e também os do lugar de Lijó, com excepção daqueles que “desertaram” para a Gave que ficava mais ou menos equidistante embora já se situasse no vizinho concelho de Melgaço.
...
Continua ali...

4 comentários:

Anónimo disse...

Olà amigo;tenho a tirar o chapeu a gente de cavenca pela paciencia que tiveram para aturar os (compagnons de route)as asneiras foram imenças,paredes alagads,carros até a corga da zinda, animais espancados,etc,etc,,no estieiro até o casaco puseste debaixo dos pés,mas ou descalço ou soques de 5kilos,bon ano para ti amigo

Anónimo disse...

Mais um excelente e genuíno texto, com raizes bem agarradas ao húmus de Cavenca. Por dever de...idade, tocou-me o coração. Obrigado, por isso.

éf disse...

os pés em gelo, é coisa que as gerações de hoje não compreendem. Também "assentei praça" numa escola com classe mista e era estranho (ou passou a ser, por volta de 1968/9, quando já integrava classe de ano curricular único). A professora alternava as atenções, e o programa, entre os alunos da 1ª, 2ª ou 3ª classe que partiulhavam o mesmo espaço e tempo de aula. Coisas de antanho.

Pés descalçoes e gelados nunca experimentei, mas certamente que não me seria tão penoso, aqui pelas terras da moirama, como o terá sido aí pelas alturas serranas em latitude mais setentrional.

Belo texto, Eira-Velha. Tais testemunhos são coisa que devemos deixar, de preferência gravados - sobre qualquer suporte. Quem puder e quiser, que os colha, mais tarde.

;)

AM disse...

Amigo...
Gostei muito do que escreves.
Creio que será uma boa altura para escreveres algo mais volumoso para podermos ler ao serão.
Parabéns por nos relembrares da nossa infância.