É apenas um dos adágios populares que caracteriza o primeiro mês do ano. Já assim era há muitos anos, lá pelo primeiro lustro da década de sessenta, no Século passado.
Como referi aqui, o Posto Escolar Misto de Cavenca acolhia os jovens do lugar que integravam as quatro classes do ensino primário, hoje designado primeiro ciclo do ensino básico, e também os do lugar de Lijó, com excepção daqueles que “desertaram” para a Gave que ficava mais ou menos equidistante embora já se situasse no vizinho concelho de Melgaço.
...
Continua ali...
4 comentários:
Olà amigo;tenho a tirar o chapeu a gente de cavenca pela paciencia que tiveram para aturar os (compagnons de route)as asneiras foram imenças,paredes alagads,carros até a corga da zinda, animais espancados,etc,etc,,no estieiro até o casaco puseste debaixo dos pés,mas ou descalço ou soques de 5kilos,bon ano para ti amigo
Mais um excelente e genuíno texto, com raizes bem agarradas ao húmus de Cavenca. Por dever de...idade, tocou-me o coração. Obrigado, por isso.
os pés em gelo, é coisa que as gerações de hoje não compreendem. Também "assentei praça" numa escola com classe mista e era estranho (ou passou a ser, por volta de 1968/9, quando já integrava classe de ano curricular único). A professora alternava as atenções, e o programa, entre os alunos da 1ª, 2ª ou 3ª classe que partiulhavam o mesmo espaço e tempo de aula. Coisas de antanho.
Pés descalçoes e gelados nunca experimentei, mas certamente que não me seria tão penoso, aqui pelas terras da moirama, como o terá sido aí pelas alturas serranas em latitude mais setentrional.
Belo texto, Eira-Velha. Tais testemunhos são coisa que devemos deixar, de preferência gravados - sobre qualquer suporte. Quem puder e quiser, que os colha, mais tarde.
;)
Amigo...
Gostei muito do que escreves.
Creio que será uma boa altura para escreveres algo mais volumoso para podermos ler ao serão.
Parabéns por nos relembrares da nossa infância.
Enviar um comentário