terça-feira, 27 de outubro de 2009

O primeiro dia do resto da minha vida

Fechou-se um ciclo.
Hoje, ao fim de quase trinta e três anos de trabalho profissional, quebrou-se a rotina de me levantar, escanhoar, vestir a tradicional farda de gala, apertada até às orelhas, olhar-me uma e outra vez no espelho para ver se não faltava nada e apresentar-me no Comando para assim me integrar no serviço.
Em vez disso, após os cuidados de higiene habituais, equipei-me adequadamente e saí a pé, atravessei a fronteira para um saudável e oxigenante passeio desportivo pela eco-pista galega, na margem direita do Rio Minho, e depois do refrescante banho começo a reflectir sobre esta mudança drástica mas há muito espectável.
Em jeito de despedida, que não o é, ocorrem-me apenas duas palavras: gratidão e perdão.
Gratidão a todos aqueles que me acompanharam naquele longo percurso pela camaradagem, pela entreajuda, pela paciência com que suportaram algumas das minhas impertinências, pela força de ânimo necessária em momentos de desalento. Grato também à Instituição por todas as realizações pessoais e profissionais que me permitiu atingir.
Perdão pelas omissões cometidas e por não ter ido mais além quando era preciso, por qualquer coisinha, não sei o quê mas há sempre qualquer coisinha...
Os bons momentos, guardarei-os para sempre.
Os "coices", que também os levei, não os esqueço mas "deixei-os" no quartel.
Despojei-me do fardo mas mantenho a farda para continuar a pugnar pelo prestígio da Instituição, pela honra e bom nome daqueles que abnegadamente servem a Pátria mesmo com sacrifício, se preciso for, da própria vida, ainda que para tal tenha de fazer, como fiz muitas vezes, de "advogado do diabo".
Mas agora deixem-me descansar.
O trabalho segue dentro de momentos...

12 comentários:

M. Caldas disse...

Amigo, Eira-Velha:
Espero que goze com muita saúde o merecido descanso. No princípio custará um bocado, mas depois vai-se habituar e já não quererá outra coisa. Costumo dizer a todos quantos terminam a sua vida activa a nível profissional o mesmo que desejo para mim: Deus permita que, pelo menos, gozem tantos anos na inactividade como aqueles que estiveram no activo.
Para si desejo o mesmo, no mínimo...
Seja feliz.
Abraço
M. Caldas

redonda disse...

Ainda não consigo imaginar muito bem como será esse momento (se entretanto não me cair um piano em cima e não chegar de todo). Ao ler, pensei que nessa altura seria bom sentir isso.
Bom descanso e bons novos trabalhos depois.

Ivete disse...

Olá amigo,
Percebe-se claramente que te sentes empolgado pelas novidades! E não é para menos. Depois de tanto tempo de trabalho, o momento merecido de viver um pouco a vida! Hás de gostar! Desejo que desfrutes deste novo tempo com muita saúde e boas energias...

interventoria disse...

Parabéns e felicidades.

ilidio monteiro disse...

Amigo Boaventura, reforço aqui os votos de felicidades já referidos, sei que vai ocupar o seu tempo da melhor maneira e já vai no quinto dia... deixo aqui uma sugestão, uma forma de ajudar, é começar uma digressão visitando os amigos.
Um abrço Ilídio

veloz disse...

Olá Meu Major.

Só nesta data vi este artigo elaborado por si, o que me levou a escrever umas singelas mas reais considerações.

Desde já, espero que "a nova vida" esteja a iniciar-se de uma forma tranquila e agradável.
Depois, devo dizer que estou certo que prestou um serviço exemplar durante os 33 anos de serviço na Guarda e, justamente por isso, não deverá pensar na palavra perdão. Aliás, a instituição é que deverá agradecer a forma profissional como serviu ao longo destes anos.
Por outro lado, sempre que alguém transita para a situação de reserva tento imaginar o sentimento que se vive nessa altura tentando perceber o que vai na alma de quem "se vai embora".
Conhecendo minimamente o Meu Major estou certo que o sentimento é gratificante e de dever totalmente cumprido.
Para um camarada mais moderno e mais novo como eu é sempre bom ver a saída de um camarada para a reserva, restando desejar-lhe muita saúde e muitos longos anos de vida, ficando por outro lado um sentimento de nostalgia ao ver sair um bom elemento da nossa institução.

João Caleiras

Any disse...

Olá mano!!
Só hoje li o post ( O primeiro dia do resto da minha vida )
Parabéns e que você seja muito feliz nos muitos dias que ainda virão.
Tenho certeza, que fechou uma etapa com louvor.
Que tal agora escrever um livro?
Ou dar um ( pulinho ) ao Brasil e fazer uma visitinha à mana e ao mano?
Fica o convite!
Beijos com saudades.

francisco disse...

Ora, então, boas férias grandes, cheias de trabalhos apaixonantes.

e Saúde.

Tais Luso de Carvalho disse...

Manter-se ativo é a grande 'jogada'! E que bom poder mudar, escolher e recomeçar em qualquer idade. E poder cuidar da saúde, até então meio deixada de lado, não?
Vida não tem idade: tem etapas.
Felicidades, aproveite.
Ótimo texto.

bjs
tais luso

Unknown disse...

Felicidades para a nova etapa da tua vida.

Um grande abraço.

VILAS BOAS

Brito Ribeiro disse...

Só agora li o post, mas não quero deixar de lhe desejar as maiores felicidades nessa nova fase que agora inicia.
Abraço
Brito Ribeiro

Unknown disse...

Caro Eira-Velha:
Camarada, desejo-te boas FÈRIAS GRANDES.
Saíste pela "porta grande". Foste um excelente profissional, dedicado e atento, bom camarada.
Seguir-te-ei os passos, em breve.
Andei pelo Minho, há 15 dias, a ver as "tuas" brandas e a matar saudades.
Adorei ver a forma como o MInho cresceu, de há 20 anos para cá.
A gastronomia, de rica que é, não evoluiu muito, continuando uma referência.
Em Viseu aguarda-te um abraço amigo.
Dá novas, sempre que possas.
P.C.