sábado, 12 de dezembro de 2009

Santo António de Val de Poldros II

Há cerca de dois anos lançava eu um apelo, aqui da minha "tribuna", para que as entidades competentes travassem qualquer tendência especulativa sobre o espaço que é de toda a humanidade e não apenas dos seus titulares.
Referia-me à Branda de Santo António de Val de Poldros, um espaço que, além da beleza natural, carecteriza-se e orgulha-se de possuir a maior concentração de cardenhas feitas totalmente de granito e xisto e que tão mal têm sido tratadas nos últimos anos.
Felizmente a minha preocupação colheu eco no executivo municipal que decidiu avançar com a "elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda de Santo António de Vale de Poldros", conforme consta no site da Câmara Municipal de Monção.
Louvável iniciativa que já se impunha há muito tempo mas mesmo assim mais vale tarde do que nunca.
Entretanto já muitas asneiras, para não dizer verdadeiros crimes contra o património histórico e cultural, foram cometidas. E se já não se pode recuperar o que foi destruído, ao menos que se proteja o que existe.
Bem à vista de toda a gente existem exemplos do que foi feito de mal e daquilo que se pode fazer bem para preservar as típicas cardenhas. Para isso nem é preciso gruas, como eu já vi por lá...

10 comentários:

francisco disse...

"Branda", "cardenhas", não conhecia tais vocábulos. Em contrapartida aposto que o amigo não conhece "entaladinho" e "marafado", hehehehe...

Este país é tão porreiro, tão culturalmente diverso e rico. Infelizmente, uns poucos sacanas dão cabo dele.

Tais Luso de Carvalho disse...

Boaventura: muito obrigada pelos votos natalinos, desejo o mesmo a você e sua família. Para 2010 muita paz e sucesso. Após as festas quero retomar minhas leituras aos blogs amigos.

Bjs
Tais luso

Unknown disse...

ten razão tio :
mai vale tarde do que nunca , mas uma proba que as identidades politicas não fazem o primeiro passo , tem que alguem le abrir os olhos para vêr o qu se estava a fazer do patrimonio !!!
Se fosse eu o que està construido fora das normas , mandava deitar a baixo!!!
beijinhos tio
bon natal para todos

Bocanegra disse...

Meu amigo Eira-Velha,

Fico satisfeito por saber que Santo António de Val de Poldros, esse sítio de exaltante e lendária beleza natural (tão parecido com a minha terra!) vai finalmente ser cuidado tal como merece.

Aproveito ainda para lhe deixar aqui um grande abraço recheado com os melhores votos de Boas Festas.

Brito Ribeiro disse...

Ainda bem que assim acontece, apesar dos muitos disparates que já se fizeram, não em em Val de Poldros como em várias outras Brandas.
Abraço e Boas Festas.

Brito Ribeiro

Professor disse...

Agradeço e retribuo os amáveis votos que teve a amabilidade de deixar no meu blogue.
Um felicissimo Natal também para si e todos os seus familiares e um Ano Novo incomparavelmente melhor que o Velho

Any disse...

Mano
Um Feliz Natal e um 2010 maravilhoso para você e família.
Beijos com saudades.

Unknown disse...

Caro Boaventura Eira-Velha,

Retribuo os votos de bom Natal extensivos a toda a família e que 2010 seja, para a sociedade portuguesa, menos prolífero na ordem mais divulgada do "Manda", e consequentemente para todos nós um ano mais igualitário e justo.

José Domingos Costa

Ventor disse...

Acho muito bem que protejam um dos monumentos mais lindos das nossas serras nortenhas

Infelizmente há muita gente a dar um mau fim àquelas belezas. Para mim, fazer umas caminhadas por esses belos locais, como Stº António de Val de Poldros, Branda da Aveleira, Brandas Rouceiras, e tudo dentro ou em redor das serras de Soajo e da Peneda é do melhor que me pode acontecer neste mundo.

Sinto-me reviver!
BOM NATAL e um ANO NOVO cheio de tudo, Para ti e toda a tua família e amigos.
Um abraço,

nandokas disse...

Olá,
Hoje venho até cá para dizer-te que tens um desafio no meu blogue. Aparece por lá, tá?
Em breve hei-de voltar aqui para ler com calma os teus posts mais recentes.
Abraço.