domingo, 16 de dezembro de 2007

O Estado da Justiça

"... quando um juiz põe um indivíduo na rua que foi apanhado por dar um tiro em outra pessoa, mas não em flagrante delito, dizem logo que a culpa é do juiz. Não senhor. A culpa é do sistema processual penal. E quem o faz não são os polícias, os magistrados, os juízes, são os senhores políticos, a Assembleia da República e o Governo. Esses é que são os verdadeiros responsáveis. Não falo só deste Governo. Falo de todos os Governos que têm permit(id)o que as coisas chegassem onde chegaram. No aspecto da ineficácia das polícias e da ineficácia do aparelho e do sistema judiciário".
Marques Vidal Correio da Manhã de 16DEZ07.
Como dizia o papagaio, "para quem não sabe voar, este senhor manda umas bocas ... " no mínimo arrojadas.
E eu subscrevo. Ele sabe do que fala porque a sua experiência como Delegado do Ministério Público, como Juiz e como Director Nacional da Polícia Judiciária conferem-lhe o conhecimento de causa suficiente e necessário para produzir tais afirmações.
Para quem desconhece, esclarecemos que os Juízes de antigamente faziam um percurso prévio pela área da investigação, nos serviços do Ministério Público. O que lhes permitia, quando alcançavam a verdadeira Magistratura, ver para além do que alcança o campo de visão dentro das quatro paredes do Tribunal.

5 comentários:

redonda disse...

Também subscrevo!
E as leis e os "lapsos" nas leis sucedem-se a um ritmo acelerado, dificultando ainda mais a sua aplicação.

Anónimo disse...

Também concordo com as declarações.

Casos de Tribunal - Homens e Magistrados, é o título de um dos livros de José Marques Vidal,que eu li, e no qual, entre outros, é abordado o facto de os juízes antigamente passarem antes pelo Ministério Público. Aconselho ao amigo a leitura do livro (isto caso o desconheça, deixando-lhe do mesmo a passagem que se segue:

(... «claro que direi serem histórias inventadas, concedendo, embora, beberem aqui e além um ou outro pormenor sacado da vida real, já que impossível se torna aceitar como autênticos alguns comportamentos em homens revestidos da exemplaridade que dimana da beca simbólica e os eleva à categoria de deuses.» José Marques Vidal)

Cumprimentos
M. Caldas

Unknown disse...

Caro Eira-Velha

Mea culpa. Penitencio-me por só agora ter encontrado o seu MEMÓRIAS e, mais ainda, a Carta Aberta.
Os meus parabens pelo blog.
O meu apoio pela Carta.
Um pequeno tributo de camaradagem: o MEMÓRIAS passa a fazer parte da lista permanente de links do SECURITAS.
Uma obrigação deontológica e não só: a transcrição da Carta e da Resposta no SECURITAS.

Um abraço do Zé Guita

Eira-Velha disse...

Obrigado pela visita, Sr. Professor!
E não tem que se penitenciar por desconhecer o "meu" Memórias. O mundo dos blogues atingiu uma dimensão tal que é tarefa impossível conhecê-los todos.
Também fiquei satisfeito por conhecer o Securitas, um veículo de divulgação de experiências e conhecimentos acumulados, com a qualidade a que nos habituou, que importa preservar e divulgar o máximo possível.
Embora não o merecesse, agradeço a honra pela transcrição da carta aberta.
Um abraço e votos de Feliz Natal.

susana disse...

Vim desejar-te um feliz Natal!
beijinhos miss