sábado, 15 de dezembro de 2007

Emigrantes - III

A Diáspora continua. Agora com novos modelos mas, pelos números oficiais, são já perto de cinco milhões os portugueses que procuram renovar a esperança de uma vida melhor por esse mundo fora.
E no entanto, nunca se falou tão pouco de emigração.
A "pedrada no charco" vem de um investigador de Centro de Estudos Geográficos que levanta um pouco do véu com que se tem pretendido ignorar este fenómeno.
Também, porquê que os governantes, sempre tão ocupados com coisas "mais importantes" se deveriam preocupar com a perda de mão de obra, agora muito mais qualificada, se não falta quem os substitua vindos do leste europeu, ou de África, ou do Brasil, e ainda por cima com grandes dividendos políticos? Sim, porque dá mais visibilidade falar de acolhimento do que de fuga, de nacionalizar em vez de exilar...

2 comentários:

Sininho disse...

Ol�:
voando, decidi passar por aqui para agradecer, desde j� a 1� visita fora do circuito dos amigos que eu, sadicamente, obrigo a me visitar.
Este post diz-me muito, uma vez que sou bi�loga, e o meu futuro, assim como de 90% dos meus colegas, tem quase obrigatoriamente que passar pela emigra�o. Isto se quisermos trabalhar na �rea. De momento adiei essa op�o porque estou a trabalhar numa ag�ncia imobili�ria... E realmente a estrat�gia para impedir a fuga de "c�rebros" est� muito mal estruturada. Seria necess�ria a cria�o de condi�es dignas e um investimento correcto (pq este existe, mas mt mal gerido).
Assim fica...
Beijinho e volte sempre ao meu cantinho que eu tb o visitarei.

Eira-Velha disse...

Obrigado, Sininho, pela visita.
Se decidires "embarcar" no desesperado sonho de emigrar e na expectativa de encontrares algum lugar onde se valorizem as pessoas pelo próprio mérito e não pela sabujice..., não exites.
Entretanto, boas vendas e...
Boas Festas :)