quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Pobres Portugueses...

Era uma vez uma quinta governada por um humano despótico que explorava indecentemente os animais.

Cansados de ser oprimidos, os animais revoltaram-se e transformaram a quinta num espaço comunitário governado pelos porcos, que eram os mais inteligentes, liderados por Bola de Neve e Napoleão, adoptando o lema "todos os animais são iguais".

Mas na sombra, o porco Napoleão conspira. Cria e adestra, em segredo, uma ninhada de mastins aguardando o momento oportuno para destituir o outro líder.

Quando chegou a hora açulou os cães ao Bola de Neve e tomou o poder.

A partir de então foram impostas novas regras que apenas serviam os interesses dos porcos e os animais eram novamente escravizados e explorados, enquanto aqueles absorviam e desbaratavam ociosamente todas as rendas da quinta.

O lema da quinta passou então a ser "todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros".

O resumo anterior foi extraído, mentalmente, do filme "O Triunfo dos Porcos", baseado na obra literária de George Orwell com o título original "Animal Farm", escrita em 1944.

Trata-se de uma obra de ficção e qualquer semelhança com pessoas ou factos é mera coincidência.

Entretanto, deixo algumas pistas para leitura e reflexão...

Menos cem mil pobres

A situação de pobreza entre os que residem em Portugal baixou de 19%, em 2005, para 18%, em 2006. Apenas 1%, mas que em números exactos representa mais de 100 mil pessoas.

...

Sócrates apontou ontem "que há uma progressiva redução nas desigualdades ao nível dos rendimentos", devido à quebra de 0,1% na diferença de riqueza entre os mais ricos e os mais pobres.
Ribeiro Mendes discorda e diz que o Governo não está a resolver o problema. "Aumentou o risco de pobreza entre os que estão na idade activa e a desigualdade nos rendimentos mantém-se", concluiu.

...

Em 2006, aos 20% de população com maiores rendimentos correspondia cerca de 45% do total do rendimento monetário líquido das famílias. Enquanto os 20% do patamar mais baixo sobrevivem com 7% desse montante.

Sempre a perder

Os trabalhadores do Estado deverão este ano perder poder de compra pelo nono ano consecutivo.

Recessão

Uma série de indicadores económicos negativos dos dois lados do Atlântico e o anúncio pelo Citigroup de prejuízos recorde durante o último trimestre de 2007 acentuaram ontem as preocupações relativamente à entrada em recessão dos Estados Unidos e ao abrandamento forte da economia europeia.

Injustiças Sociais

Henrique Granadeiro, administrador-mor da Portugal Telecom, aufere, mensalmente, 185 590 euros [cerca de 37 500 contos], ou seja: 128 vezes mais do que a empresa gasta com 128 trabalhadores, na base de que cada um destes recebe 1449 euros [cerca de 300 contos] mensais.

- ÀS AAAARRRRMMMMAAAAAASSS!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

É não é? Tudo vergonhoso, não é? Este país é mesmo uma tristeza. HÁ MUITA MALTA NESTE PAÍS A PEDIR UMA FISGADA NO CENTRO DA TESTA!
E à quanto tempo eu não uso uma fisga! Sabes que nunca matei um pássaro com uma fisga?
um abraço,

Anónimo disse...

A triste realidade desta cada vez mais triste País. Uma vergonha nacional...

Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/
http://couramagazinefoto.blogs.sapo.pt/