terça-feira, 3 de junho de 2008

Crise...

"...Portugal já estava mal, muito mal, antes deste terceiro choque do petróleo. Há praticamente oito anos que Portugal vem perdendo, em termos absolutos e relativos. A verdade é que a “nossa” crise é em geral muito superior à dos parceiros europeus. Quer isto dizer que somos os principais culpados. Desperdiçámos anos, recursos e oportunidades. Perdemos com a ditadura e a guerra. Perdemos com a revolução e a contra-revolução. Perdemos também com três décadas de facilidade e demagogia. Assim chegámos ao ponto de perceber que ninguém virá em nosso socorro, que não há mais soluções fáceis e que, de fora, não virá mão redentora. Só de nós próprios virá qualquer remédio. E isto não significa orgulho, nem raça. Muito menos talento ou história. Significa tão simplesmente estudo, persistência e organização. E, sobretudo, trabalho".
António Barreto tem razão, a solução é simples, trabalho. O pior é que os factores que determinam a subida imparável dos produtos petrolíferos e, consequentemente, tudo que tem a ver com a vida das pessoas são comandados externamente e de nada serve clamar pela baixa dos impostos ou por preços especiais para isto ou para aquilo. Alguém terá de pagar a crise e, como sempre, esse alguém tem rosto e tem nome - P O V O .

Foto: http://catedral.weblog.com.pt/arquivo/pescador-2.jpg

1 comentário:

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo: alguém vai pagar com língua de palmo e serão sempre os mesmos a sofrer no pêlo..., os pobres, os velhos, os reformados, os trabalhadores, e desta feita, também, a classe média baixa, que está em fase de acelerado empobrecimento. Mas temo que o pior ainda esteja para vir...