quinta-feira, 19 de junho de 2008

O Bloqueio

"A Procuradoria Distrital de Lisboa quer investigar todos os crimes que ocorreram durante as manifestações de camionistas dos últimos dias".
Toda a gente percebeu que o Estado de Direito tremeu. E de nada serve especular sobre as possibilidades de incriminação penal dos responsáveis. Poderíamos aqui enumerar uma série de atropelos à lei, a começar pela lei fundamental, a CRP de 1976 com os retoques que sofreu ao longo dos 32 anos de vigência, tendo em conta as acções e omissões relatadas em directo pelas televisões, mas deixamos isso para as instâncias próprias.
O que me causa alguma estupefacção é que parece que o poder executivo só agora se apercebeu que a economia portuguesa anda sobre rodas.
Se isto ocorreu apenas com a paralização dos transportadores de mercadorias, o que não seria se simultaneamente houvesse greve e acções de protesto dos pescadores, dos taxistas, dos agricultores, dos trabalhadores da administração pública, enfim, uma generalização da contestação contra o aumento brutal dos combustíveis...
Será este um cenário assim tão irreal?

Sem comentários: