domingo, 13 de maio de 2007

13 de Maio

Embuste ou milagre, a verdade é que Fátima congrega milhares e milhares de peregrinos, uns movidos pela fé, outros pela curiosidade, outros ainda por um mero exercício de desporto.
Não me sinto à altura de criticar os que acreditam, revejo-me nalgumas críticas ao exibicionismo de muitos, ao materialismo clerical que se aproveita da fé cega de muitos perdulários.
Em Fiolhoso, próximo de Murça, algum tempo depois das aparições da Cova da Iria ocorreu um fenómeno parecido. Uma menina afirmava reiteradamente que tinha visto a Virgem Maria e a afluência de curiosos ao local chegou a assumir alguma relevância. O fenómeno acabaria por se diluir no tempo e na memória das pessoas.
Também próximo de Madrid, no Escorial, está em curso um processo de massificação da fé, que movimenta contas €stronómicas, à custa da fé católica, mesmo sem o reconhecimento das autoridades eclesiásticas mas, ao que parece, com o seu implícito aval.
Nós, humanos, somos seres muito misteriosos. Tanto nos revelamos duros e insensíveis como rochas como esmorecemos na vontade e nos tornamos frágeis e vulneráveis a todo o tipo de oportunismo.
Por isso, vemos proliferar as seitas, assistimos à difusão de remédios para todos os males através dos jornais, quase sempre indivíduos que vindos dos confins da África se intitulam professores, mestres e não sei que mais, sempre na mira do aproveitamento das vulderabilidades humanas, sejam quais forem as causas.
A cegueira é grande mas, numa hora de desespero, qualquer pessoa é capaz de se agarrar, mesmo que seja a uma corda com espinhos... e eu não sinto que seja excepção.
Foto

4 comentários:

Noz Moscada disse...

acreditas em extra terrestres??
Há quem diga que o eram, pelo menos a senhora Fina D'Armada assim o afirma. Eu não gosto de "Fátima", não me conquistou....
Gosto mais do Dalai Lama...
bjs

pin gente disse...

eu já fui N.Srª numa procissão...
com convicção de desfile e sem a devida convicção religiosa... também! era uma criança

redonda disse...

No caminho para o meu trabalho passo por uma estrada pela qual vão os peregrinos, pagadores de promessas ou crentes. Comove-me um bocado vê-los. Imagino se terão pedido algo, se lhes terá sido concedido o que pediram...

RUI disse...

Creio que muita gente sabe o que é Fátima, não vale a pena, esmioçar muito o caso como está em voga, para uns e outros o melhor é habituarem-se a conviver com o fenómeno...