Há dias, num momento de boa disposição, apelidei alguém de "cacheno". Perante o espanto de quem ouviu, tive de explicar muito bem que era um termo muito popular na minha terra, para designar alguém de manhoso, matreiro, sagaz, ruim...
Depois fiquei a meditar sobre o assunto e relembrei os contornos desta terminologia.
As cachenas (pronuncia-se "catchena") são uma raça de gado bovino originária da Serra da Peneda e zona contígua da Galiza que tem resistido a todos os avanços da tecnologia ao longo dos séculos.
São animais muito rústicos, de porte pequeno mas muito resistentes, capazes de sobreviver em situações de grande adversidade. A sua versatilidade tem sido a principal garantia de sobrevivência perante a invasão de raças mais produtivas em leite e carne mas perfeitamente inadaptadas ao meio.
A raça ainda perdura graças ao esforço desenvolvido por um pequeno número de resistentes e tenazes agricultores mas corre o risco de desaparecer, à semelhança de outras artes desenvolvidas pelas populações serranas.
Para a posteridade ficarão os "catchenos" urbanos...
Foto Internet
5 comentários:
olá
passa pelo meu blog.
www.salsa-e-coentros.blogspot.com, deixei-te um meme.
beijos
hihi
Conheço clara mas não conhecia o nome nem a outra designação!
Mary
Tenho uma amiga que nasceu por esses lados, quando veio estudar para a UE muitas vezes utilizava essa terminologia. Esses animais são lindos, digo os catchenos (genuinos) os urbanos não tanto
Há expressões realmente engraçadas
em baixo bonita fotografia dos meus bisa-avos,uma lembrança a nao que nao se pode estragar.
Sobretudo quando conheçi a minha bisa-avo.
Enviar um comentário