terça-feira, 8 de maio de 2007

O Cheiro da Terra


Contava-se, na minha terra, que uma moça, daquelas labregas mas com tudo no sítio, precisou ir com uma vaca ao boi, para ser coberta. Para tal, pediu ajuda a um primo, mais ou menos da mesma idade e pelo caminho iam os dois reflectindo sobre aquele acto tão importante para a economia rural. Dizia a rapariga:
- Oh primo, como será que os bois sabem que as vacas estão em fase de fertilidade?
Respondeu o sabichão do primo:
- Ehhh... não sei... certamente será pelo cheiro...
- Ah... sim... bem me parecia... tu andas constipado, não andas?


Serve esta pequena história, verdadeira como todas as outras que por aqui e por ali vou contando, para dizer que o nariz tem outras finalidades que não seja apenas pendurar os óculos. Lembrei-me disso no último fim de semana, quando remexia a terra debaixo de uma laranjeira em flor, lá no "monte", para limpar as ervas daninhas que cresciam a esmo.
O aroma que emanava da árvore em flor era inebriante mas subitamente chegou à minha fraca pituitária um cheiro que eu bem conheço desde muito jovem: o cheiro da terra em Maio.
A terra tem cores e cheiros diversos conforme a região e conforme a época do ano. Na minha terra é negra ou castanho-escura, às vezes amarela, quando predomina o barro mas o cheiro da terra no mês de Maio é único. É um cheiro a fertilidade, parece dizer-nos para lançarmos lá as sementes que ela se encarregará de devolver os almejados frutos.

6 comentários:

susana disse...

Mas ao contrário da terra e dos animais, nem sempre a mulher faz sexo, no sentido de querer reproduzir!eheh
beijos miss
O texto está muito bonito,até qua se consegui sentir o cheiro a Maio...:)))

Eira-Velha disse...

Miss, sobre sexo, Santo Agostinho não estaria de acordo contigo :)
De resto, acho que tens bom nariz... lol!

Noz Moscada disse...

hum.malandrice....

pin gente disse...

é o nosso 6º sentido.
(podem pesquisar)

saloia disse...

Sortudo!
Estive na terra!
...adorei ler :)

Um bom fim de semana para si.

beijinhos
Saloia

Anónimo disse...

so malandrisses!

beijinhos.