quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Quadro de Honra

Mesmo na noite mais triste, Em tempo de servidão, Há sempre alguém que resiste, Há sempre alguém que diz não.
O contexto não é o mesmo mas estes versos encaixam bem no tema que me traz aqui de novo. Maria da Conceição seria mais uma maria se não fosse capaz de dizer não a um estilo de vida bem português: acomodado, explorado, resignado...
Eu fico particularmente extasiado com as capacidades empreendedoras de inúmeros portugueses e portuguesas que por esse mundo fora elevam bem alto o nome de Portugal. E Maria da Conceição, com apenas 32 anos de idade, já figura, com todo o mérito, entre aqueles, que por obras valerosas, se vão da lei da morte libertando.
Mas uma dúvida permanece e provoca-me alguma inquietação: Se vivesse e desenvolvesse um projecto da mesma natureza em Portugal obteria o mesmo reconhecimento?

2 comentários:

veloz disse...

De facto, é impressionante.
Ainda há pessias que fazem alguma coisa de útil e de bom no mundo.
Por cá, junto de nós, mesmo ao nosso lado, também existe muita miséria e muitas dificuldades.
No entanto, temos sempre muitas desculpas (normalmente dizemos que temos falta de tempo) para não ajudar os que mais necessitam e para não elaborar qualquer tipo de projectos semelhantes a este. E, por vezes, basta um pequeno gesto para tornar o dia a dia melhor a este tipo de pessoas.
É pena.
Pois o mundo ficaria melhor e o nosso próximo que está em dificuldades agradecia.
Justamente potr isso, este tipo de videos devem ser publicitados no sentido de cativar mais voluntários para este tipo de acções.
Fez-me pensar !

Isabel Bonari disse...

Nem reconhecimento nem apoio. Quem quer crescer tem de deixar o país. Quantos portugueses são brilhantes lá fora, e se cá ficassem seriam simples zés-ninguéns.