sábado, 20 de outubro de 2007

As Novas Florestas

"Três Juntas de Freguesia de Monção ameaçam anular judicialmente negócio do maior parque eólico da Europa"
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1308175&canal=59


Nada me move contra as energias renováveis mas evoco aqui a maior das maldades que foi praticada em relação às populações serranas. A política florestal do Estado Novo encurralou aquelas gentes acostumadas a tirarem da serra tudo ou quase tudo de que necessitavam: pastos, mato, lenha, pedra...
A consequência dessa política foi o êxodo massivo dos anos 60 e 70.
Mas quando a liberdade emergiu tudo se transformou. As viçosas florestas foram incendiadas e o povo voltou a dominar aquilo que desde sempre, por direito, lhes pertenceu.
Direito que actualmente está consagrado na lei, conforme consta do artigo 1.º da Lei n.º 68/93, de de 04 de Setembro, alterada pela Lei n.º 89/97, de 30 de Julho.
1 - São baldios os terrenos possuídos e geridos por comunidades locais.
2 - Para os efeitos da presente lei, comunidade local é o universo dos compartes.
3 - São compartes os moradores de uma ou mais freguesias ou parte delas que, segundo os usos e costumes, têm direito ao uso e fruição do baldio.

A este propósito, relembro que foi celebrado, em tempos, entre a Junta de Freguesia de Riba de Mouro e a Direcção Geral das Florestas, um acordo para reflorestação da serra, de Santo António de Val de Poldros até Cavenca.
No dia em que as máquinas se deslocaram para o monte para começar os trabalhos o sino da pequena capela de Cavenca tocou a rebate e um pequeno mas destemido "exército" popular, composto por homens (poucos), mulheres (a maioria) e crianças, armados de enxadas, foices e outros utensílios domésticos e uma enorme determinação, deslocou-se à serra, ordenou aos operadores das máquinas que parassem os trabalhos e os acompanhassem até à sede da Junta de Freguesia e ali os deixou com o recado de que nunca mais ousassem invadir os seus baldios.
Após isto, a Directora concelhia dos Serviços Florestais, juntamente com o Presidente da Junta, deslocou-se a Cavenca para convencer a população dos benefícios que daquela política florestal poderiam advir para a comunidade mas foi tarde. A opinião daquela gente estava formada e recusaram-se peremptoriamente a aceitar ingerências externas no "seu" espaço.
Desconheço completamente como foi desenvolvido o processo de concessão ou ocupação dos baldios para implantação dos parques eólicos e, apesar de discordar da estética, acho que vale a pena apostar neste projecto. Mas, antes de o concretizar, deveria haver um debate sério com quem, por direito, tem a capacidade e o poder de decidir sobre a utilização e emprego do seu espaço.
Sempre será melhor do que virem mais tarde a confrontar-se com acções subversivas, porque o povo é quem mais ordena.

9 comentários:

Rui Caetano disse...

Ora, esta questão merece uma boa dose de bom senso e uma discussão bem feita. Não se pode reagir sem uma análise profunda dos acontecimentos. Que se actue, mas com um olhar no futuro.

susana disse...

Esse tipo de uso de energia é muito boa para a presrevação do ambiente, daí que até deve ser utilizada sempre que posssível! Mas também temos que ter em atenção outras situações, como a que aqui descreves!
beijinhos

david santos disse...

O caso Cláudia, não está perdido. Mandem Mails a esta gente e não só:

geral@embaixadadobrasil.pt

Mas não digas palavras doces. Carrega um bocadinho no português "marracónico": envergonha-os, que é o que eu faço.
Pede a outros blogues que façam o mesmo.

Abraços.

Rubia disse...

...só passei pa dizer q conheço a historia do advogado Birbal! é mto boa mesmo! diria q infelizmente nao tenho tanto engenho como o Dr. Birbal pa conseguir q me paguem os meus honorários, pois sou nova, mas vou aprendendo... vou aprendendo... e logo, logo até sou capaz de dar aulas!

Rubia disse...

relativamente ás eolicas, parece q é controverso: pois uns dizem q é bom po ambiente, q é melhor q 1 central nuclear, tralala, e outros retorquem q acabam com fauna e flora. Pois bem, sinceramente, só quem esteve perto de UMA é q se pode aperceber do transtorno ambiental q isso pode ser... não pode haver nada à volta, com certeza.
No entanto, mesmo assim, continuo a pensar e a compartilhar as ideias do 1º grupo: temos de criar energia, e mais vale isso q centrais nucleares ou barragens (ups! outro assunto controverso! q mania a minha!)...

redonda disse...

Estou absolutamente de acordo quanto à necessidade do debate sério e pareceu-me muito errada a forma como procederam no passado (que desconhecia).

Anónimo disse...

Olá Mano!!
Passei para dar um alô e dizer que está tudo bem.
Leio tudo que vc escreve...adoro... mas, não vou comentar por falta de conhecimento sobre o assunto.
Beijão com saudades.

Anónimo disse...

Realmente, o Regime Florestal, que o chamado Estado Novo apresentou, lá pelas minhas "Montanhas Lindas", foi a pior coisa que aconteceu por lá. Cá para mim, nem foi a necessidade de fazer a florestação que estava errada, errado estavam os métodos aplicados. lembro-me que a multa por cabeça de gado, vacas ou cavalos que penetrassem na zona florestal, dava azo à aplicação de uma multa de 75$00. Muito dinheiro para pedir a quem não o tinha. Ainda me lembro de chamar filho "da outra" a um guarda florestal em serviços moderados, uma vez que deu "a mosca" nas minhas vacas e elas fugiram pela floresta dentro. Ele teimosamente queria levar-me as vacas presas e eu chamei-lhe tudo o que havia, ao mesmo tempo que conseguia afastar as vacas da zona proibida. Ele foi dizer ao meu pai que eu fui muito malcriado e que só tocava a corneta para me chatear! No dia seguinte mandei-o com todas as letras para o "gajo" que ninguém gosta de ser mandado. Foi fazer queixa ao meu pai, a quem eu me limitei a dizer, que foi só para o chatear! Guerras do meu tempo de homenzinho de meio palmo, mas terrível!

Anónimo disse...

Não estou muito conete com o que vejo nos jornais da televisão Francesa a respeito das eolicas ,disem que os sons que trasmitem no movimento são prejudiciais para a saude.
Pour causa disso varias comunidades daqui não autorisarem o foncionamento e estão paradas.
As energias renovaveis estou dacordo ; mas se è para prejudicar a saude humana ai estou m total desacordo!!!
Sem mais para diser a esse sujeito beijinhos para todos e em especial para a familia.
Jà me esquecia etou contente pour ler de novo todo o que escreve Tio um grande beijão para voce par o resto da familia!!!