domingo, 28 de outubro de 2007

Desconfiado e pouco Civilizado

O Vladimir perguntou-me o que acho da desconfiança. A interpelação deixou-me desconfiado mas depois fui ver o seu tasco e lá está mais um daqueles estudos que até parece serem feitos de propósito para nos recalcarem. Segundo a Lusa, "os portugueses são o povo mais desconfiado da Europa Ocidental e ocupam a 25ª posição entre 26 países num estudo da OCDE destinado a medir a amplitude da desconfiança e falta de civismo dos diferentes povos recenseados".
Não me admira que assim seja. Eu penso que nós, os portugueses, somos desconfiados e patenteamos uma enorme falta de civismo.
Querem provas? Vejam o que se passa nas estradas. Não é falta de civismo o que ocorre perante os nossos olhos diariamente?
A palavra desconfiança é um substantivo feminino que significa "falta de confiança; suspeita; temor de ser enganado; ciúme". Não conhecemos ninguém com estes atributos, pois não? Não manifestamos desconfiança em relação aos processos Casa Pia ou Apito Dourado, o mesmo com o caso da Praia da Luz, nem em relação ao poder político, quer de âmbito nacional, quer de âmbito autárquico, nem aos rumores de tráfico de influências e corrupção nos Tribunais, nem em relação aos vizinhos que vivem desafogadamente e não se sabe de onde lhes vem aquilo com que se pagam os melões ou àquela madame que trabalha de noite e dorme de dia...
Mas mais curioso ainda é que todos nós, eu repito, TODOS NÓS, falamos disto como se pertencessemos a outro planeta.
Para cúmulo, lá diz o velho ditado (deve ser chinês): Quando a esmola é grande, o cego desconfia!

7 comentários:

Ivy disse...

Olá amigo. Eu não vos imaginava tão desconfiados...Serão mesmo? E pouco civilizado? Não acredito... Acho que estas pesquisas devem estar a exagerar...
Um beijinho, sem desconfianças!

Anónimo disse...

Olá Mano.
Como Portuguesa que sou...confio fesconfiando...:-)
Mas...quem ocupa a 26 posição???
Beijão.

Anónimo disse...

Desculpe...desconfiando e não fesconfiando.

saloia disse...

Não podemos ser perfeitos, não é??
:))
beijinhos
Mary

redonda disse...

Vá lá, pelo menos não somos os últimos, ainda há outros mais desconfiados do que nós :)...
Agora temos é de ter cuidado para que os últimos não fiquem mais confiantes e nos ultrapassem... o melhor é começarmos já a desconfiar deles, sejam eles quem forem...:)

Rubia disse...

... parece feito de proposito... confesso... é o meu defeito maior..
(MAS FUI FRNACESA ANTES DE SER PORTUGUESA!)

Anónimo disse...

novo endereço: http://ventosdobrasil.blogspot.com