quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Dia Mundial para Erradicação da Pobreza


Hoje celebra-se o Dia Mundial para Erradicação da Pobreza. E para quem pensa que a pobreza é apenas ir para a rua mendigar desengane-se. Pobreza é muito mais, e só estamos a falar da pobreza material que a pobreza de espírito também assume níveis confrangedores.Há os pobres para quem a pobreza é um estado de espírito, assumido, uma forma de estar. Não me preocupo com estes, que "nasceram pobres" e assim continuam porque querem. Mas a verdadeira pobreza é querer ascender na pirâmide de Maslow e não sair da base do primeiro patamar sem romper com princípios de dignidade inerentes à condição humana.
Estender a mão à caridade será a maior das humilhações.

2 comentários:

Rubia disse...

garanto-lhe q é dessa pobreza que me emociono, dessa e da condição dos animais... isso é q é capaz de me tirar qquer esperança.
E o pior disso tudo, é q somos todos responsáveis, em graus diferentes certos, mas no final o resultado é sp o mesmo...

pin gente disse...

também há ricos e remediados, pobres de espírito

e por falar nisso! recebi hoje um mail / petição de assinatura que denuncia um artista plástico. expôs um cão vadio e faminto, que deixou morrer de fome e de sede durante o período da exposição, essa era a sua arte. parece que vai receber um prémio. talvez lho seja dado pelo canil municipal da sua zona!
reenvio-te o mail?
um abraço
luísa