terça-feira, 9 de outubro de 2007

Voltei!!!

Com muitas saudades de todos, amigas, amigos e os que nem são uma coisa nem outra mas que se dignam honrar-me com as suas visitas, com ou sem comentários...
Sei que estavam ansiosos por saber o que se teria passado para desaparecer sem deixar rasto mas fiquem tranquilos, não foi por me cansar da blogosfera nem de vos "aturar" mas por força de circunstâncias que me "forçaram" a uma espécie de clausura, com muito trabalho e sem acesso às tecnologias que me permitiriam manter o contacto.
Mas voltei!
Tenho andado a actualizar a leitura dos sítios habituais e alguns comentários mas vai devagar.
Porém, o que marca de forma indelével esta minha "reentré" é o momento político e social actual. Por um lado as imagens e notícias confrangedoras de acções policiais que me causam alguma perplexidade. Em Montemor-o-Velho foi simplesmente deplorável a acção dos agentes policiais preocupados com a recolha dos cartazes exibidos por meia dúzia de manifestantes e na Covilhã, caso se confirme a versão do SFPC, deparamos com uma nítida falta de senso dos agentes que lá foram "retirar nabos do púcaro". Mas mais deplorável ainda foi a forma como o "filho da mãe" do Presidente do Conselho se referiu aos acontecimentos, com aquele sorriso estúpido e bacoco, reflectido na cambada de acólitos que gravitam em torno das suas botas.
Sinceramente ...
Lá na terra assiste-se a uma febre da "caça ao tesouro" como nunca se viu. Em pouco tempo os Grupos Jerónimo Martins (Feira Nova) e Sonae (Modelo) implantaram a menos de um quilómetro uma da outra, duas médias/grandes superfícies comerciais para gáudio dos consumidores locais. A construção civil emerge por tudo que é campos, montes e antigas casas de lavoura nos subúrbios de Monção e Salvaterra do Minho, do outro lado do rio. A especulação imobiliária é uma realidade a avaliar pelo número de agências que se implantaram quer de um lado, quer do outro da antiga fronteira. Diz-se que o que faz mover todos os interesses económicos se relaciona com a perspectiva do megalómano projecto de uma Plataforma Logística e Industrial projectada pela Administração do Porto de Vigo e já em construção entre Salvaterra e As Neves, a qual criará cerca de seis mil postos de trabalho!!!
São, indubitavelmente, sinais positivos, em termos económicos, para uma região que vivia quase exclusivamente das receitas dos emigrantes. Mas custa-me perceber porque razão, do lado português, o investimento se concentra em comércio e prestação de serviços, ao contrário do que se verifica do lado de lá em que predomina um forte investimento em unidades de produção.
Talvez isso explique a diferença de ritmo do desenvolvimento económico que se pode observar do lado espanhol e do lado português, numa região que aquando da integração na CEE se apresentava praticamente em iguais circunstâncias...

9 comentários:

Anónimo disse...

para começar, bom regresso.

para comentar:
"o que faz correr Sammy"...

abraço

Vladimir disse...

Felicitações pelo regresso, já se começava a estranhar a ausência...parabéns pelo magnífico texto com que fomos presenteados...

Anónimo disse...

Bom dia Mano!!
Bom regresso...estou feliz com sua volta...estava preocupada e com muitas saudades!!
Já agora, meus parabéns para a Joana.
Beijinhos a todos.

Rubia disse...

"Presidente do Conselho" hehehe dessa gostei mto

bonne rentrée!

S. disse...

Olá eira-velha...
em primeiro lugar quero agradecer-lhe o simpático comentário ao nosso blog. Espero que continue a visitar e a gostar :-)
Sim, as senhoras de Castro Laboreiro usavam o "fateiro" :-)
O fateiro é um acessório de vestuário feito de baeta branca usado em torno da cintura e peito e que serve para segurar as crianças ao colo da mãe de modo a estas ficarem com as mãos desempedidas (mas com a criança segura) para poderem realizar tanto as tarefas do campo como as lidas domésticas sem impedimentos.
Vou tentar obter mais informações e umas fotos para que esta explicação seja melhor compreendida.
No entanto se surgir mais alguma dúvida teremos todo o gosto em ajudar.
Muito obrigado e esperemos que volte... :-)

Ivy disse...

Olá amigo Eira Velha. Fico feliz com teu regresso, desejando que sejas muito bem vindo! Um grande abraço.

saloia disse...

Boaventura

Que bom ver um comentário seu no meu blog esta manhã. Finalmente um "post" seu sempre com os seu bom humor!

E sabia que teria uma resposta aqui a minha questão de fateiro! O seu blog é um tesouro.

beijinhos
Mary

redonda disse...

Ainda bem que estás de volta :) e com inspiração para escrever. Já tinha estado aqui uma vez, mas a correr. Agora é que arranjei mesmo uns minutinhos para ler com mais atenção e comentar.
um beijinho e bom regresso

Rubia disse...

Caro EV, eu q sou dessa região, e q participei na gestão de 1 dos 1ºs parques empresariais de cá, posso lhe dizer, q os 2 problemas fundamentais nisto tudo é o individualismo PROFUNDO em q vive o português e mais propriamente o nortenho, e o pensar que cai tudo do céu e do Estado... n é capaz e ver pr alem do seu nariz, e em vez de perceber q o bem de todos é melhor q desgraça de cada um, anda assim, e espera eternamente "o espanhol" q vem comprar a toalha, que vem buscar mão de obra barata, etc e tal.
Triste.
Ah... n trabalho mais na gestão desse parque empresarial.. simplesmente pq gosto de viver bem com a minha consciência e os meus ppios.