domingo, 18 de maio de 2008

Falar de Coisas Sérias - A Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado

Vale a pena passar os olhos pelo artigo do Dr. Saldanha Sanches que não encontrei no Expresso Online mas que se pode ler aqui.
E para aqueles que exercem funções públicas e possam praticar acções ou omissões consideradas "ilícitas" e que causem dano às pessoas fica o aviso: a coisa está "tesa".
Por isso, os Juizes já contrataram um seguro e, pelo que ouvi dizer, a Direcção Geral dos Impostos também vai fazer o mesmo. Seja como for, com seguro ou sem seguro, o melhor seguro é fazer como dizia o velho Guarda: "... para mim só de chapa", que significava agir apenas quando não o pudesse evitar.
O Presidente da República teve as suas dúvidas em relação à Lei de Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado e alertou para os riscos financeiros que daí poderiam advir para o Estado. Mesmo assim teve de a promulgar. E até tem algum mérito, diga-se. As pessoas lesadas pela administração devem ser compensadas na exacta medida em que foram afectadas. Mas atirar para os ombros dos funcionários e agentes a responsabilidade pode, realmente, ser um bom motivo para o "não agir". E com a subjectividade de "culpa" e "ilicitude" que a lei confere ao acto ilícito, o velho brocardo "errare humanum est" deixa de se aplicar na administração pública.
A Lei é dura mas é a Lei.

5 comentários:

Anónimo disse...

Lei ,è facil fazelas mas para o que è da aplicação è muito mais dificil!!!
Mas isso è assim em todos os paises
do mundo.

izilgallu disse...

Eira, seu blog como sempre e muito
instrutivo...
abraços
izi

Carlos Medina Ribeiro disse...

Muito grato(s) pela referência ao blogue e à crónica de JLSS.

Ele já abordou o mesmo problema anteriormente.

Clicando nas iniciais JLSS (que se encontram em rodapé da crónica, em "LEGENDA") acede-se às crónicas mais recentes do mesmo autor.

Armando, O Anjo disse...

Blog engraçado e com conteúdo
Gostei.
Continuação.

Ana Ramon disse...

Há coisas que vão acontecendo neste nosso Portugal e que me passam ao lado nem sei bem como. Mas nas visitas aos blogs dos amigos, como este, acabo por ficar actualizada e às vezes apreensiva, o que também é bom sinal.
Vamos a ver como vai ser a aplicação da lei...
Um abraço