Já há algum tempo que consta do rol das minhas leituras preferidas. Dei mais uma espreitadela para ver as novidades e, por curiosidade, fui ver os comentários. Não são muitos mas deixam a pista para uma questão que eu aqui apelidaria de "honra ao mérito". É o público reconhecimento que lhe é dado no sítio do "SOL" onde se encontra alojado.
Estou a falar do blog FOZ DO RIO TRANCOSO 42º 9' 15'' da autoria de IASousa, um blog de Melgaço que nos fala de um tempo e de um mundo desconhecido ou simplesmente ignorado por muita gente mas que cala fundo nas lembranças de quem nele viveu aquele tempo: o Alto Minho Interior.
Sem desmerecimento dos restantes conteúdos, sigo avidamente os desenvolvimentos da "Visita a Parada" que já vai no número VII. Através daquela narrativa podemos ver as paisagens, ouvir as pessoas, observar gestos, hábitos e costumes que apenas residem e resistem na memória dos mais velhos, auscultar o sentir, o pulsar e os anseios daquelas gentes.
Com uma apresentação sóbria e em linguagem simples e acessível, onde são preservados os traços regionais que se vão diluindo, o autor presenteia-nos com um minucioso e excepcional retrato a preto e branco que cada um de nós pode aproveitar para colorir a gosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário