quinta-feira, 17 de julho de 2008

Blogs em Destaque

Já há algum tempo que consta do rol das minhas leituras preferidas. Dei mais uma espreitadela para ver as novidades e, por curiosidade, fui ver os comentários. Não são muitos mas deixam a pista para uma questão que eu aqui apelidaria de "honra ao mérito". É o público reconhecimento que lhe é dado no sítio do "SOL" onde se encontra alojado.
Estou a falar do blog FOZ DO RIO TRANCOSO 42º 9' 15'' da autoria de IASousa, um blog de Melgaço que nos fala de um tempo e de um mundo desconhecido ou simplesmente ignorado por muita gente mas que cala fundo nas lembranças de quem nele viveu aquele tempo: o Alto Minho Interior.
Sem desmerecimento dos restantes conteúdos, sigo avidamente os desenvolvimentos da "Visita a Parada" que já vai no número VII. Através daquela narrativa podemos ver as paisagens, ouvir as pessoas, observar gestos, hábitos e costumes que apenas residem e resistem na memória dos mais velhos, auscultar o sentir, o pulsar e os anseios daquelas gentes.
Com uma apresentação sóbria e em linguagem simples e acessível, onde são preservados os traços regionais que se vão diluindo, o autor presenteia-nos com um minucioso e excepcional retrato a preto e branco que cada um de nós pode aproveitar para colorir a gosto.

Sem comentários: