terça-feira, 25 de novembro de 2008

25 de Novembro

Decorreram 33 anos, a idade com que morreu Jesus Cristo, segundo a Bíblia. Ainda hoje não sei o que aconteceu nessa data histórica. Penso, contudo, que não se pode dissociar do célebre "documento dos nove", surgido em Agosto do mesmo ano.
No dizer de Vasco Gonçalves, "o documento tinha (...) um objectivo fundamental: pôr fim ao processo revolucionário, às transformações económicas, sociais e políticas a caminho do socialismo. É centrado, na melhor das hipóteses, num conceito de terceira via para Portugal e exprime um pensamento de esquerda da pequena e média burguesia, bem como os seus receios em relação à ascensão da classe operária, em geral, e do Partido Comunista, em particular".
Nesta altura, integrava eu as forças armadas e encontrava-me a prestar uma comissão de serviço em Angola. Reunidos num anfiteatro ao ar livre, votamos o documento de braço no ar, quais ceguinhos do novel filme baseado na obra de Saramago, isto é, não votamos, porque o que queríamos era mesmo vir embora e se o subscrevêssemos arriscávamo-nos a ficar lá os dois anos que a comissão implicava, disse-nos o Tenente Coronel que comandava aquela tropa toda.
A verdade é que a partir dali a situação política alterou-se gradualmente até que com a "sarrafusca" de 25/11 a bandalheira e o caos instalados nas Forças Armadas acabaram.
Penso eu...

Sem comentários: